Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade acadêmica participa de mutirão contra o Aedes Aegypti

Comunidade acadêmica participa de mutirão contra o Aedes Aegypti

• Publicado: Sexta, 11 de Março de 2016, 00h00
  • Última atualização em Sexta, 11 de Março de 2016, 00h00

Munidos de sacos plásticos, cartilha informativa, vassouras e material de limpeza, alunos, professores e servidores da Universidade Federal do Pará saíram, nesta quinta-feira, 10 de março de 2016, em mutirão pelo campus Básico da UFPA, no bairro Guamá, em Belém, em busca de focos do mosquito Aedes Aegypti.

Coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, o objetivo da ação foi fazer o mapeamento dos locais de criação do agente transmissor da Dengue, vírus da Zika e Chikungunya. Como resultado será elaborado um relatório a ser enviado para a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), ao Instituto Evandro Chagas e Núcleo de Medicina da Universidade. Durante a atividade, os participantes do mutirão também prestaram esclarecimentos aos usuários do espaço do Campus quanto às maneiras de se evitar a proliferação do mosquito.

bras - A ação iniciou-se com a concentração no prédio da Reitoria, onde foram limpos os coletores da chuva com água acumulada. Logo após, o mutirão seguiu para prédios em obra em que foram recolhidos entulhos, retirados restos de material de construção e escoadas poças possíveis de reproduzir o mosquito.   Todos os espaços foram fotografados e filmados.

Conscientização - No Ver-o-Pesinho, por ser local de alimentação e de grande circulação, o mutirão encontrou bastante copos plásticos e latas de refrigerantes espalhados. As equipes, além de fazer a retirada, conversaram com vendedores e consumidores com o intuito de conscientizá-los sobre a importância de não jogar objetos que podem acumular água. Nas passarelas dos blocos de sala de aula, o mutirão observou que há bastante valetas, pelas quais não vaza a água.

Orla - Na orla do Campus, retiraram-se garrafas de vidro e copos nos espaços de maior concentração de pessoas. Prosseguindo em direção ao Instituto de Ciências Biológicas, o mutirão encontrou bastante cisternas abertas. Durante a caminhada, alunos e funcionários nos corredores receberam orientação sobre as maneiras de manter limpos os locais de uso coletivo.

Ampliação - Para o pró-reitor de Extensão, professor Fernando Arthur Neves, que acompanhou as equipes, o esforço do mutirão é para contribuir com a Universidade, com a educação e com a saúde pública. “A Prefeitura do Campus somente não pode dar conta de cuidar do espaço, todos temos nossas responsabilidade, por isso aderimos a esta luta contra o mosquito. A erradicação das doenças causada pelo Aedes Aegypti passa pela educação, por isso a UFPA tem o dever de promover ações como esta, realizada nesta quinta-feira. Já temos a adesão de um bom público, entre alunos e professores, mas pretendemos ampliar ainda mais”, afirmou o professor.

Continuação – No próximo dia 17 de março, a campanha segue no Campus Profissional. Todos os alunos, professores e servidores estão convidados a engrossar a luta contra o mosquito Aedes Aegypti. Com concentração em frente ao Portão do Terminal Rodoviário, o mutirão vai visitar o Restaurante Universitário, a praça de alimentação, os blocos de aula e seguir em direção ao Instituto de Odontologia e Hospital Universitário Betina Ferro de Souza.

Texto e fotos: Ana Lúcia Oliveira- Proex