Página inicial > Últimas Notícias > Semana do Calouro será realizada nos dias 19 e 20 de maio

Semana do Calouro será realizada nos dias 19 e 20 de maio

• Publicado: Terça, 08 de Março de 2016, 00h00
  • Última atualização em Terça, 08 de Março de 2016, 00h00

Os calouros da Universidade Federal do Pará (UFPA) já podem marcar na agenda a programação especial de recepção que ocorre nos dias 19 e 20 de maio. Neste ano, o tema do evento é “Ciência, poder e responsabilidade” e vai contar com ciclo de palestras, trote solidário, programação cultural e premiação dos primeiros colocados no listão do Processo Seletivo (PS) 2016 da UFPA. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), por meio da Coordenadoria de Apoio aos Discentes (Cadis).

Abrindo a programação, a partir das 14h, no Ginásio de esportes da UFPA, ocorrem apresentações culturais, seguidas pelas boas vindas do Reitor da UFPA Carlos Maneschy e pró-reitores; após, vão ser entregues os prêmios para os primeiros colocados no PS 2016 e será realizado encerramento com programação cultural.

No segundo dia, a partir das 8h20, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), será promovido o ciclo de palestras com os temas “Mobilidade estudantil”, “Programas de Iniciação Científica e Ciência sem Fronteiras”, “Oportunidades de intercâmbio internacional, “Política de Assistência Estudantil” e “Orientações sobre o Portal da Biblioteca”, além de apresentações culturais.

Oportunidades – A pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), Maria Lúcia Harada, destaca que a programação é uma forma de apresentar a UFPA aos novos estudantes e mostrar as oportunidades que a Instituição oferece para que os calouros iniciem as atividades no ambiente universitário. Em relação ao tema da programação, a pró-reitora afirma que “quando relacionamos ciência, poder e responsabilidade, pensamos sobre a qualidade do tipo de conhecimento no sentido social e ambiental, e o poder que esse conhecimento tem para impulsionar o desenvolvimento local e regional.”

Trote – Para incentivar as práticas que buscam conduzir a sustentabilidade no ambiente universitário e fora dele, a Comissão de Coleta Seletiva da UFPA e a Prefeitura do Campus promovem o trote solidário e sustentável “O papel do calouro”, que se realiza por meio da doação de cadernos, apostilas e outros papéis sem condições de reutilização, usados pelos calouros durante o processo de estudo para o vestibular.

As datas para a entrega do material são 19 de maio, das 8h30 às 12h e das 14h às 16h30, e nos dias 20, 23, 24 e 25, das 8h30 às 12h, no caminhão da Coleta Seletiva Solidária, que estará estacionado ao lado do CEBN, Campus Básico da UFPA.

Consciência - Os calouros podem participar, também, das atividades que ocorrem no Espaço ITEC Cidadão da UFPA, local que abriga os Bosques Camilo Viana e Benito Calzavara e que foi desenvolvido para o exercício da consciência cidadã e educação ambiental. O Espaço ITEC Cidadão fica localizado no Campus Profissional da Universidade, próximo à ponte sobre o Igarapé Tucunduba. As atividades ocorrem no horário das 8h às 16h.

Serviço:
>>>Programação especial de recepção dos calouros 2016 da UFPA
19 de maio, a partir das 14h, no Ginásio de Esportes da Instituição e dia 20 de maio, a partir das 8h20, no CEBN.

>>>Trote solidário “O papel do calouro”
19 de maio, das 8h30 às 12h e das 14h às 16h30, e nos dias 20, 23, 24 e 25 de maio, das 8h30 às 12h, no caminhão da Coleta Seletiva Solidária que vai estar localizado ao lado do CEBN.

Confira aqui a programação.

Texto: Rafael Rocha – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação / evento