Página inicial > Últimas Notícias > UFPA terá Plano de Ação de Combate ao Aedes Aegypti

UFPA terá Plano de Ação de Combate ao Aedes Aegypti

• Publicado: Terça, 16 de Fevereiro de 2016, 00h00
  • Última atualização em Terça, 16 de Fevereiro de 2016, 00h00

Uma comissão formada por representantes da Universidade Federal do Pará, Sespa, Prefeitura de Belém, Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), Instituto Evandro Chagas (IEC), Diretório Central dos Estudantes (DCE), alunos e professores, deverá elaborar para os próximos seis meses, um plano de ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti nos campi da UFPA. A comissão foi instituída na manhã desta segunda-feira, 15, durante uma reunião realizada no auditório da Secretaria Geral da Reitoria, envolvendo representantes de órgãos e entidades das áreas da educação e saúde no Estado do Pará.

“Este plano contemplará, fundamentalmente, ações de educação em saúde, que serão constantemente divulgadas por meio do Portal da UFPA, inclusive para identificar os territórios onde, por ventura, apresentem incidência ou foco do mosquito, bem como ações educativas que pretendemos estender para além dos muros da UFPA em parceria com os órgãos das áreas da saúde no Estado”, declarou o pró-reitor de Extensão, Fernando Arthur Neves.

Enfrentamento - A iniciativa faz parte das estratégias do Ministério da Educação em parceria com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão (Forproex) e a Pró-Reitoria de Extensão da UFPA (Proex). O objetivo é mobilizar a comunidade acadêmica e as redes públicas de educação e saúde para o enfrentamento ao mosquito transmissor de doenças como a Dengue e o vírus da Zika, este último responsável pelo aumento nos casos de microcefalia no Brasil.

Durante o encontro, também foi definida a data de lançamento da campanha de combate ao mosquito na Universidade, promovida pela Proex. Esta ação ocorrerá no dia 23 de fevereiro nos onze campi da UFPA. “A exemplo do que ocorre em outras universidades, nós estamos propondo uma ação de educação em saúde, como forma de criar um maior grau de conscientização sobre a gravidade da doença e a necessidade de participação de todos no combate ao mosquito. Esta reunião de hoje nos deixou muito otimistas com a adesão dos institutos e centros acadêmicos da área da saúde, de representantes do DCE e da Adufpa, enfim, a Universidade como um todo reconhece esse esforço e procura se integrar”, comentou o pró-reitor.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes