Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Tela Crítica estreia em março a programação de 2016

Projeto Tela Crítica estreia em março a programação de 2016

• Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2016, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 04 de Fevereiro de 2016, 00h00

O projeto de extensão “Tela Crítica: O mundo do Trabalho Através do Cinema”, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará, divulgou este mês, sua programação para 2016. Ao longo deste ano, serão realizados quatro eventos, que incluem exibições de filmes e debates com os participantes. As sessões vão ocorrer no Auditório da Reitoria da UFPA, e, têm como objetivo, apresentar o cinema como ferramenta pedagógica, fomentando análises críticas sobre o mundo do trabalho.

O projeto permite que os participantes de cada evento não se enxerguem apenas enquanto membros de uma categoria trabalhadora, mas também possam ver as diversas questões que relacionam o universo construído entre o sujeito e o mundo do trabalho, além da dependência que se constrói na realidade capitalista, de aquisição de renda por esse meio.

Programações – Cada evento será realizado durante dois dias, o primeiro é destinado para a exibição do filme e o segundo para o debate sobre o eixo temático que o envolve. O primeiro evento será realizado nos dias 17 e 18 de março, com exibição do filme O Jornal (1994), de Ron Howard, que evidência o debate sobre “proletarização”.

O filme para o evento dos dias 19 e 20 de maio é o Monstros S.A (2001), dos diretores Pete Docter e David Silverman, que servirá de debate sobre o tema “modelo e organização produtiva”.

Durante os dias 1º e 2 de Setembro, ocorre o terceiro momento do projeto. O que você faria? (2005), de Marcelo Pineyro, será apresentado ao público, que discutirá sobre o tema "Capitalismo e manipulação do trabalho".

A última edição do projeto em 2016 ocorrerá nos dias 20 e 21 de outubro. O eixo temático escolhido para o debate é "Trabalho em segurança pública", a partir do filme Marcados para morrer (2012), do diretor David Ayer.

Parcerias - O projeto conta com a parceria da Diretoria de Apoio Cultural (DAC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará (UFPA), e da Rádio Web UFPA. As parcerias garantem a manutenção e a permanência do projeto na Universidade, viabilizando a execução das atividades.

Por meio da parceria com a DAC-Proex, o projeto é beneficiado com o auditório da reitoria como local fixo para realização dos eventos. A rádio web UFPA, por sua vez, garante um espaço de difusão e divulgação das programações do projeto, por meio de um programa da rádio chamado "Espaço Experimental", no qual a elaboração, edição e gravação do programa ficam por conta do Tela Crítica.

Tela Crítica em Sala de Aula – Em 2015, 289 pessoas participaram das programações do projeto. Além dos eventos temáticos, o projeto contou com cinco exibições em salas de aula. o Tela Crítica em Sala de Aula aconteceu no Centro Acadêmico das Ciências Sociais e no Segundo Batalhão da Polícia Militar, abordando os temas "Modelos de produção industrial" e "Profissão Policial Militar.
Para este ano, os organizadores do projeto darão continuidade em suas atividades, mantendo parcerias e atendendo a demanda interna e externa da UFPA.

Programação Tela Crítica 2016
Datas e exibições: 17 e 18 de março - O Jornal (1994), de Ron Howard
19 e 20 de Maio - Monstros S.A (2001), Pete Docter e David Silverman
1 º e 2 de Setembro - O que você faria? (2005), Marcelo Pineyro
20 e 21 de outubro - Marcados para morrer (2012), David Ayer.
Local: Auditório da reitoria da UFPA, Campus Básico – Guamá.
Carga Horária  - 10h
Mais informações: 9 8118-5229 (Alan Aviz), 98020-1166 (Fernanda Nummer)

Texto: Edielson Shinohara – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Goog