Página inicial > Últimas Notícias > Segunda edição da Feira da Agricultora Familiar foi um sucesso

Segunda edição da Feira da Agricultora Familiar foi um sucesso

• Publicado: Segunda, 05 de Outubro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Segunda, 05 de Outubro de 2015, 00h00

O colorido das frutas, o frescor das hortaliças e o cheiro dos temperos encheu o Complexo do Vadião, na UFPA, no início da manhã desta sexta, dia 2. Trata-se da Feira da Agricultura Familiar, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), em cooperação com diversas associações de agricultores familiares de vários municípios paraenses. Na segunda edição da feira, os agricultores trouxeram produtos para o tradicional almoço do Círio.

A diversidade de produtos foi grande, com frutas e poupas, como banana, laranja, açaí, coco, cupuaçu e bacuri; verduras; legumes; temperos; galinhas caipiras, vivas ou congeladas; tucupi; farinha de mandioca; goma de tapioca; bolos e doces caseiros; além de pequenos presentes, bijuterias e perfumes caseiros.

Sacolas cheias - As vendas começaram por volta das 7h30 e, bem cedo, vários compradores já estavam com as sacolas cheias. Um deles era o aposentado Raimundo Lucival, que levou macaxeira, jambu, banana, cebolinha, tucupi e galinha caipira, já pensando no almoço do Círio, no próximo domingo, dia 11. Para o aposentado, a ideia é válida e traz benefícios a produtores e consumidores. “Aqui, você encontra produtos novos, frescos, sem agrotóxicos e com preço acessível, coisa que é difícil de encontrar lá fora”, conta Raimundo.

Outra que aproveitou a manhã para fazer a feira foi a professora Dionne Freitas. A docente acha que a feira deve ser realizada mais vezes, pela qualidade dos produtos. “A iniciativa é boa tanto para nós quanto para os pequenos produtores, já que os produtos são orgânicos e de qualidade. Acho que essa iniciativa deveria aumentar e acontecer mais vezes ao mês”, diz a professora.

Aumentar a feira faz, também, parte dos planos do pró-reitor de Extensão da UFPA, Fernando Arthur Neves. “Enquanto nós acreditarmos que é preciso conscientização e sensibilização sobre os produtos orgânicos, nós vamos organizar a feira. A periodicidade é que ainda será planejada”, disse. “Esta feira vem demonstrar que nós podemos ter produtos de qualidade na nossa mesa, valorizando a produção familiar do Estado. Também pretendemos trazer esses alimentos para a mesa do Restaurante Universitário”, afirma o pró-reitor.

Qualidade e confiança - O acordo para a aquisição desses alimentos para o RU é firmado entre as associações de agricultura familiar e o Programa de Aquisição de Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome (MDS), na modalidade de compra institucional. “A legislação permite que nós compremos alimentos de pequenos agricultores de maneira diferenciada. Assim podemos garantir a qualidade e a confiança nos produtos”, diz Fernando Neves.

Para a agricultora Marcilete da Silva, de São Miguel do Guamá, a parceria dos agricultores com a Universidade é uma chance de vendas melhores para os produtores.  “Uma coisa que foi muito boa pra gente foi essa feira, porque, sem ela, nós não tínhamos como repassar nossos produtos aos consumidores. Essa está sendo uma oportunidade única para nós”, diz Marcilete.

Novas edições - A primeira edição da Feira da Agricultura Familiar realizada pela Proex/UFPA aconteceu no dia 11 de setembro e teve grande participação do público. O sucesso da primeira iniciativa incentivou a organização da segunda, dessa vez, trazendo produtos para o almoço do Círio. A Proex ainda estudará a realização de novas feiras, pelo menos uma vez por mês.

Texto: Alesson Rodrigues - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Alexandre Moraes