Página inicial > Últimas Notícias > Diretoria de Assistência Estudantil promove fórum com coordenações dos campi da UFPA

• Publicado: Quarta, 28 de Outubro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Quarta, 28 de Outubro de 2015, 00h00

Os desafios de se levar e ampliar a Assistência e Integração aos estudantes dos diversos campi da Universidade Federal do Pará estiveram na pauta de discussões do Fórum de Assistência Estudantil realizado em 23 de outubro de 2015, no auditório da Sege-UFPa. Estiveram presentes, na primeira sessão do evento, os coordenadores e técnicos-administrativos responsáveis pela gestão da Assistência Estudantil nos campi de Cametá, Capanema, Soure, Castanhal, Abaetetuba, Tucuruí, Breves, Ananindeua e Altamira.

Vulnerabilidade é prioridade - O diretor de Assistência e Integração da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), professor José Maia Bezerra Neto, abriu o fórum com a exposição da evolução da participação dos estudantes nos programas desenvolvidos pela diretoria. Sobre o Programa Permanência afirmou que, no ano de 2015, houve aumento da participação dos estudantes, com 4.914 solicitantes e 3.700 homologados para receber o auxílio.

Quanto ao perfil dos alunos atendidos pelas ações da diretoria, a maioria encontra-se na faixa de renda bruta entre R$ 300,00 e R$1.000,00 reais, por família. Isso demonstra que os alunos que recebem alguma espécie de benefício para permanecerem na sala de aula e concluírem os cursos encontram-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O diretor apresentou dados, os quais detectaram 19 alunos em situação de extrema vulnerabilidade, com renda de R$ 100,00 a R$ 200,00 reais, por família,  residentes em localidades distantes da capital, Belém.

Itinerância – A estatística a respeito da participação dos estudantes por campus revela que, somados os municípios de Abaetetuba, Castanhal, Cametá, Bragança, Tucuruí, Breves, Altamira, Soure e Mocajuba, essas localidades concentram o maior número de alunos que participam de Programas de Assistência Estudantil, o que aponta maior exigência de ações nos interiores do Estado. Por este motivo, segundo o diretor, existe um esforço para que as equipes de multiprofissionais da Assistência Estudantil, assistentes sociais, pedagogos e psicólogos visitem os alunos onde estiverem para conhecer a totalidade da realidade de cada estudante.

“Realizamos em torno de 1000 visitas domiciliares neste ano de 2015, o que chamamos de atendimento em Itinerância, porque entendemos que nossa situação de Universidade multicampi, em uma região como a nossa Amazônia, exige um grande investimento para que todos os alunos, não importando seu lugar de origem e a situação social, possam ter igualdade de desempenho para estudar e se formar”, afirma o professor.

Tranquilidade para os estudos - Os coordenadores de campus presentes no evento manifestaram o desejo e a disposição para o aperfeiçoamento do atendimento aos alunos nas unidades de origem. O coordenador do campus de Cametá, professor Doriedson Rodrigues, saudou a iniciativa da realização do fórum e afirmou que Cametá é um dos que mais apresentam demanda de atendimento por parte da Assistência Estudantil. “Nosso município, por exemplo, foi o que apresentou o maior número de solicitação do Auxílio Creche neste ano de 2015, por isso é indispensável que os programas cheguem ao máximo possível de alunos e alunas para que possam concluir a graduação com tranquilidade e qualidade”, afirma o coordenador.

Na segunda sessão do evento, as equipes de profissionais da Assistência Estudantil expuseram as experiências de atendimentos nos diversos campi da UFPA. Houve destaque para o município de Altamira, que alcançou grande sucesso com a implantação das ações de Assistência Itinerante no campus.

Texto e fotos: Ana Lúcia Oliveira - Assessoria de Comunicação DAIE/Proex