Página inicial > Últimas Notícias > Recadastramento para renovação da Bolsa Permanência do MEC foi prorrogado até 30 de novembro

• Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2015, 00h00
  • Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2015, 00h00

A Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) anunciou nesta quinta feira, 05, a prorrogação do recadastramento dos discentes vinculados ao Programa Bolsa Permanência do MEC (PBP/MEC). A inscrição para renovação da bolsa deve ser realizada por meio do Sistema Gerencial de Assistência Estudantil - SigaEst. O novo prazo vai até as 23h59 do dia 30 de novembro.

O Programa tem abrangência nacional e concede bolsas à estudantes de cursos com carga horária a partir de 5 horas diárias, desde que possuam renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos, bem como para estudantes indígenas e quilombolas. Na Universidade Federal do Pará (UFPA) mais de 800 estudantes são atendidos pelo Programa. É importante não confundir o PBP/MEC com o Programa Permanência - Auxílios Permanência e Moradia da UFPA, que possui objetivos semelhantes, porém, utiliza critérios de seleção diferenciados.

O recadastramento é obrigatório para quem está vinculado ao Programa a pelo menos um ano, o que atualmente corresponde a quase 55% do total de estudantes atendidos. De acordo com a Diretoria, a exigência começou a vigorar a partir deste mês. O objetivo é realizar análise de desempenho acadêmico e verificar se o discente ainda cumpre todas as condicionalidades para a concessão da bolsa. Quem não realizar o recadastramento terá o pagamento da bolsa suspenso.

Recadastramento no Sistema

Ao acessar o SigaEst, os estudantes devem: 1) efetuar o login utilizando CPF e o número de matrícula; 2) em seguida clicar em Programa Bolsa Permanência – MEC; 3) preencher obrigatoriamente o questionário socioeconômico; e, 4) anexar a documentação exigida (em arquivo de imagem no formato “JPG”). Os documentos exigidos são distintos para cada grupo e pode ser acessada nos links a baixo. Os estudantes Indígenas e Quilombolas não necessitam anexar as de declarações de pertencimento étnico.

INDÍGENAS E QUILOMBOLAS

CARGA HORÁRIA/RENDA

Análise Periódica

Na lista divulgada hoje, consta o primeiro grupo de estudantes convocados pela DAIE/Proex para realizar a renovação, todos nessa listagem já completaram pelo menos um ano de recebimento do bolsa. Em breve serão disponibilizadas novas listas com o nome daqueles que completarem um ano de vínculo.

Esse é o primeiro recadastramento realizado com os estudantes que recebem a PBP/MEC. Anteriormente, a análise dos bolsistas dava-se essencialmente no momento da inscrição, daí a importância da atualização dos dados socioeconômicos, que a partir de agora será um procedimento periódico, a cada ano os bolsistas terão que atualizar o seu cadastro.

Assim que o processo de análise for concluído os discentes serão notificados do resultado da avaliação

Inscrição de Novos Candidatos

O procedimento de inscrição para novos candidatos também foi alterado. Antes de iniciar a inscrição o candidato deve acionar a Equipe Técnica da DAIE/Proex para obter liberação de acesso no SigaEst. Após a liberação da inscrição, o candidato deverá preencher o questionário socioeconômico e anexar sua documentação em formato “JPG”. A partir desta data não serão mais aceitos documentos impressos para solicitação da Bolsa.

Programa Bolsa Permanência do MEC

Período de Recadastramento: de 05 de outubro a 05 de novembro de 2015