UFPA cria Programa de Bolsa Acadêmica de Inclusão na Educação Básica voltado a estudantes de licenciaturas e bacharelados – inscrição 20 a 30 de cada mês

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), em conjunto com a Coordenação de Educação Inclusiva da Escola de Aplicação (CEI/EA/UFPA) torna disponível a inscrição para a Bolsa de Monitoria Acadêmica de Inclusão na Educação Básica/PcD - PIBAsic, regida pela Instrução Normativa Nº 02/22 SAEST/UFPA, destinada a discentes de graduação em licenciaturas e bacharelados, preferencialmente em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A bolsa pode ser solicitada no período de 20 a 30 de cada mês pelo Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – SIGAEST.

O PIBAsic está vinculado Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) proporciona a discentes de graduação a ampliação da formação acadêmica, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências de caráter inclusivo e acessível, supervisionadas/orientadas por docentes ou técnicos da Escola de Aplicação da UFPA que desenvolvem ações, inclusive monitorias, com para o público-alvo da Educação Especial (PAEE). A bolsa terá a vigência de até 1 (um) ano, podendo ser solicitada à renovação por mais 12 (doze) meses. A bolsa poderá ser aproveitada como Atividades Complementares junto às faculdades, desde que aprovadas pela Unidade à qual o (a) discente faz parte.

Formação -  A ação da monitoria PIBAsic se configura na aquisição de aprendizagem do (a) estudante público-alvo da Educação Especial, no ensino regular e, se necessário, no Atendimento Educacional Especializado (AEE), sob a supervisão da CEI/EA/UFPA. A bolsa pode contribuir com a elevação do nível de formação e de habilidades e competências dos (as) estudantes da graduação na área da Educação Especial/Inclusiva com a realização de atividades teóricas e/ou práticas junto a estudantes Público-alvo da Educação Especial que necessitam de apoio acadêmico (monitoria supervisionada ou ações afins) ou de produção de material acessível para uso em dispositivos, equipamentos, produtos e serviços de tecnologia assistiva na Coordenação de Educação Inclusiva na Escola de Aplicação da UFPA.

Quem participa - Para solicitar a inscrição no PIBAsic, o (a) discente precisara estar regularmente matriculado (a), prioritariamente, em curso de primeira graduação. Comprovar renda familiar mensal bruta de até (03) três salários-mínimos ou renda per capita que não ultrapasse (1,5) um salário-mínimo e meio vigentes. Ter coeficiente de rendimento acadêmico a partir de 5,0 no último semestre cursado, aferido no SIGAA. Deverá estar cursando entre segundo ao oitavo semestre do curso e não estar com pendências de prestação de contas no AVA (Auxílio Viagem Acadêmica), Kit Acadêmico, Kit PcD e PROLÍNGUAS.

Inscrição - Para se inscrever o (a) discente interessado (a) deverá, no período de 20 a 30 de cada mês, enviar um e-mail para coordenacaoinclusiva.ea@ufpa.br com a anexação  da declaração  de solicitação de participação preenchida. Após receber em seu e-mail a liberação para se inscrever, o(a) discente deverá acessar o SIGAEST, inserir o número de seu CPF e realizar o seu cadastro. Em seguida, selecionar a aba "Bolsa Acadêmica de Inclusão da Educação Básica/PcD - (PIBAsic)”, preencher o Questionário Socioeconômico e Pedagógico de forma completa  e, por fim, anexar a documentação exigida no Anexo I da Instrução Normativa.

Todos os (as) discentes inscritos ficam no cadastro reserva e poderão ser convocados a qualquer momento pela CEI/EAUFPA/SAEST para dar prosseguimento à efetivação da bolsa.

Discentes, candidatos (as) à Bolsa Acadêmica de Inclusão na Educação Básica, devem escanear e anexar no SIGAEST em formato de imagem JPG, tamanho máximo de 500KB todos os documentos solicitados. Documentação incompleta, rasurada ou incompatível com as informações prestadas, terá sua solicitação automaticamente indeferida. Sob nenhuma hipótese serão aceitos documentos entregues de forma presencial, via processo, e-mail ou malote na CEI/EA/UFPA.

A Bolsa Acadêmica de Inclusão na Educação Básica/PcD - (PIBAsic), não é bolsa estágio (Lei 11. 788/2008), e nem é regida pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), sendo assim, não constitui vínculo empregatício com a UFPA.

Acesse Instrução Normativa Nº 02/22 SAEST/UFPA

Serviço: