PROAES
PROAES
Acesso rápido

ALIMENTAÇÃO E GORDURA TRANS: LIVRE-SE DELAS!



A gordura trans começou a ser usada em larga escala nos anos 80, para dar mais gosto, melhorar a consistência e até aumentar o prazo de validade de alguns alimentos. Ela é obtida depois que os óleos vegetais são submetidos a um procedimento químico chamado hidrogenação.

A gordura trans pode ser tão ou mais prejudicial do que a saturada já que altera o metabolismo lipídico, elevando os níveis de LDL-colesterol (o colesterol ruim) da mesma forma que uma dieta rica em gordura saturada, provocando riscos semelhantes de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

De acordo com a resolução RDC360 da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), é determinado que sejam declarados nos rótulos dos alimentos industrializados a quantidade de gordura trans presente nos alimentos. Desde o dia 01 de agosto de 2006 as empresas devem obrigatoriamente especificar esta informação na embalagem de seus produtos.

A Organização Mundial da Saúde - OMS estabelece que a ingestão diária máxima de gordura trans não deve ser superior a 1% das calorias diárias ingeridas. Numa dieta de 2.000 calorias, por exemplo, isso equivale a 2,2g de gordura trans. No Brasil, o consumo médio desse tipo de gordura chega a 3% do total calórico diário (6,6g de gordura trans), o equivalente a 1 porção grande de batata frita de fast food ou 4 biscoitos recheados de chocolate.

Alimentos ricos em gordura trans: alimentos industrializados, como sorvetes, batatas fritas, salgadinhos de pacote, bolos, biscoitos, pastelaria, gorduras hidrogenadas e margarinas.

Dê preferência para o azeite de oliva e óleos de canola. Margarinas, somente as que tenham teor reduzido ou ausência de gordura trans destacados na rotulagem.

Veja na tabela abaixo a quantidade de gordura trans presente em alguns alimentos:

 

Referências:

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/gordura_trans.htm

http://www.diabetes.org.br/nutricao/faqdenutricao_gorduratrans.php

Copyright © Pró-Reitoria de Assistência e Acessibilidade Estudantil
Pró-reitor: Ronaldo Marcos de Lima Araújo