DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS: UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS NÓS
📅 06/07/2020 15:05DESPERDÃCIO DE ALIMENTOS: UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS NÓS
Você sabia que, no Brasil, a média de desperdÃcio de alimentos por famÃlia é de 128 Kg de comida por ano? Dados da pesquisa sobre hábitos de consumo e desperdÃcio de alimentos realizada pela EMBRAPA mostram que na liderança dos alimentos mais descartados estão o arroz (22%), a carne bovina (20%), o feijão (16%) e o frango (15%), presentes nas refeições da maior parte da população.Â
Os valores de desperdÃcio são ainda maiores quando somamos as perdas sofridas nas demais etapas da cadeia produtiva e em restaurantes.
É importante destacar que, no Brasil, a doação de alimentos prontos para o consumo por restaurantes é desestimulada pela legislação vigente, uma vez que as unidades produtoras de refeições e seus profissionais nutricionistas são responsabilizados pelos alimentos desde a seleção de matérias primas até o seu consumo, conforme previsto nos Códigos Civil (Lei 3.071/1916) e Penal (Decreto-Lei 2.848/1940). Essa possibilidade de responsabilização criminal, no caso de uma tragédia, é um inibidor às doações, uma vez que as unidades podem garantir a qualidade do material enquanto ele está no seu estabelecimento, mas depois que sai, não se sabe como será acondicionado ou manuseado, e ainda assim a responsabilidade continua a ser de quem doou.
A conscientização sobre o desperdÃcio é, portanto, fundamental tanto na hora do planejamento e produção das refeições quanto na hora do consumo. Dados da última pesquisa de resto-ingestão realizada nos Restaurantes Universitários da UFPA mostram o desperdÃcio total de 900 Kg de alimentos por semana pelos usuários das unidades, quantidade que daria para alimentar 2.100 pessoas e economizaria 52 litros de água.
O problema do desperdÃcio de alimentos é complexo, uma vez que requer mudanças na forma como valorizamos e consumimos os alimentos. Assim, algumas atitudes diárias podem ser adotadas para ajudar a no controle do desperdÃcio no RU/UFPA:
Â
- Coloque na sua bandeja apenas a quantidade que irá consumir. Para as preparações porcionadas, sinalize e solicite a quem o serve que diminua a quantidade. As áreas internas ao RU possuem muito ruÃdo o que dificulta a comunicação, por isso sinalize antes com a mão para facilitar a compreensão do colaborador que o serve;
- Não exagere na farofa, arroz e feijão;
- Não se sirva de itens do cardápio de não gosta ou que não deseja/possa consumir.
Â
Seja consciente! Contribua para a redução do desperdÃcio de alimentos.
Â
REFERÊNCIAS
EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Pesquisa revela que famÃlia brasileira desperdiça 128 quilos de comida por ano. DisponÃvel em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/37863018/pesquisa-revela-que-familia-brasileira-desperdica-128-quilos-de-comida-por-ano. Acesso em: 27 de janeiro de 2020.
SILVA, JGS. Perdas e desperdÃcios de alimentos: um desafio para o desenvolvimento sustentável. DisponÃvel em: https://museudoamanha.org.br/pt-br/perdas-e-desperdicios-de-alimentos-um-desafio-para-o-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 27 de janeiro de 2020.
TCU. Tribunal de Contas da União. Legislação não favorece doação de sobras de restaurantes. DisponÃvel em: file:///C:/Users/Leandro/Downloads/Uni_o%2029-07-2016%20-%20Doa_ao%20Alimentos%20(1).pdf. Acesso em: 27 de janeiro de 2020.
Â
Elaborado por: Elenilma Barros da Silva
Revisado por: Equipe DISAE/UFPA (Thais)
