VOCÊ SABE O QUE SÃO ATITUDES DE RISCO EM RESTAURANTES?
📅 06/07/2020 15:00VOCÊ SABE O QUE SÃO ATITUDES DE RISCO EM RESTAURANTES?
São situações que podem favorecer a contaminação de alimentos. Assim, para evitar a ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), deve-se enfatizar a prevenção da contaminação dos alimentos, não só por meio do controle higiênico-sanitário do processo produtivo de refeições, mas também do controle das atitudes de risco dos usuários do serviço, especialmente em restaurantes com distribuição por meio de balcão de porcionamento e sistema “self-serviceâ€.
São atitudes de risco do usuário:
- Não lavar as mãos ou não usar álcool gel imediatamente antes de utilizar o serviço;
- Arrumar alimentos no prato com os utensÃlios das preparações;
- Falar em cima das preparações no balcão de distribuição;
- Utilizar o celular ao se servir;
- Mexer no cabelo e deixá-lo solto perto das preparações expostas no balcão;
- Retirar o alimento do seu prato e devolvê-lo à s cubas com a mão ou utensÃlio disponÃvel;
- Trocar os utensÃlios de preparação;
- Deixar o utensÃlio cair dentro da preparação;
- Deixar partes do corpo encostarem nas preparações, em especial as mãos;
- Deixar a gravata, manga de camisas, bolsas, blusas, vestidos ou casacos tocarem nas preparações;
- Colocar o ticket de refeições na boca;
- Tossir sobre as preparações;
- Espirrar sobre as preparações.
A contaminação dos alimentos pode ser considerada um problema de saúde pública e a atitude inadequada do usuário pode ser um risco adicional para a contaminação no momento da distribuição de refeições. Por isso, fique atento! Colabore para a garantia da qualidade higiênico-sanitária das refeições servidas no RU/UFPA. Sua colaboração é muito importante.
Â
REFERÊNCIAS
HENRIQUES. P; BARBOSA, RMS; FREITAS, FCPW; LANZILLOTTI, HS. Atitudes de usuários de restaurante “self-serviceâ€: um risco a mais para a contaminação alimentar. Cad. Saúde Colet., 2014, Rio de Janeiro, 22 (3): 266-74.
ZANDONADI, RP; BOTELHO, RBA; SÃVIO, KEO; AKUTSU, RC; ARAÚJO WMC. Atitudes de risco do consumidor em restaurantes de auto-serviço. Rev Nutr. 2007;20(1):19-26.
Â
Elaborado por: Elenilma Barros da Silva
Revisado por: Equipe DISAE/UFPA (Thais)
