Página inicial > Editais > Últimas notícias > UFPA inicia a implantação de sistema digital para o acesso aos Restaurantes Universitários

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Diretoria de Alimentação (DISAE) da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) está implantando, de forma gradual, o sistema de informatização do acesso aos Restaurantes Universitários. O objetivo é a diminuição do tempo de espera com a opção de compra on-line por meio de recarga de um cartão digital para a compra das refeições. O novo sistema vai funcionar, inicialmente, de forma conjunta ao procedimento de venda presencial de tickets, que vai continuar até que todos os usuários tenham se associado.

O sistema digital de acesso aos Restaurantes Universitários foi desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação - CTIC/UFPA e os Restaurantes Universitários. O “Acesse Fácil RU” foi estruturado com base em experiências de outras universidades que já adotam a entrada por meio de cartão digital, a exemplo das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Este modelo vem facilitando e desburocratizando o acesso dos estudantes e servidores aos serviços de alimentação.

Como vai funcionar -  O “Acesso fácil RU” consiste na associação presencial de um cartão com chip que o estudante e o servidor levarão para fazer a vinculação ao sistema. Após este procedimento, a compra das refeições poderá ser realizada virtualmente pelo sistema SIPAC/UFPA, em que o usuário dos restaurantes poderá adquirir a quantidade desejada de refeições ao mês. No momento de acessar as dependências dos restaurantes, os estudantes e servidores que já tenham se associado e carregado o cartão farão a aproximação na catraca eletrônica para a liberação da entrada.

Quem pode associar - Todos os estudantes e servidores da Universidade Federal do Pará que desejarem se associar ao sistema “Acesse Fácil RU” poderão se dirigir à sala 03 do Bloco N do campus Básico - Guamá/Belém (próximo ao Ver-O-Pesinho), nos horários de 9h as 12h e de 14h as 17h, nos dias de segunda a sexta-feira. É necessário levar um cartão com chip (pode ser o Passe Fácil de ônibus) documento de identidade e comprovante de vínculo com a instituição, que pode ser o comprovante de matrícula para os estudantes.

Ampliação - Para o Superintendente de Assistência Estudantil, professor Ronaldo Araujo, o sistema “Acesso Fácil RU” chegou para ampliar os serviços de alimentação estudantil da UFPA. “Estamos estudando e organizando a implantação deste novo sistema com bastante cuidado para facilitar a vida dos estudantes que precisam utilizar diariamente os serviços dos Restaurantes Universitários. Para isso, conhecemos as experiências de outras universidades e chegamos à conclusão de que o sistema digital de acesso aos restaurantes é a melhor opção para facilitar e agilizar o tempo de espera. Nossa preocupação é que seja um sistema ágil e simples e que possa ser utilizado por todas e todos que almoçam e jantam em nossos restaurantes, afirma o Superintendente.

O estudante do curso de Economia da Universidade Federal do Pará, Thiago Maciel da Silva já realizou a sua associação ao “Acesse Fácil RU”. Para ele o novo sistema é um projeto muito bom para os alunos da UFPA. “Para nós, que precisamos todos os dias utilizar o restaurante, poder chegar e entrar, sem precisar ficar na fila, vai facilitar muito, já que vamos poder nos organizar para comprar a quantidade necessária de refeições ao mês. Também tem a parte importante que precisamos voltar para a sala de aula e para o estágio, com este novo sistema digital vai ser mais rápido. Eu fiquei feliz em saber que a UFPA disponibilizaria a entrada digital, porque muitos alunos não têm condições financeiras de fazer refeição fora e o restaurante é uma opção para nós, estudantes de baixa renda”.

O início da recarga do cartão no sistema digital SIPAC/UFPA, para a realização da compra on-line das refeições, após a fase de associação, será posteriormente divulgado. Todos os estudantes que realizarem a associação vão receber uma garrafinha estilizada com o Brasão da UFPA para que possam utilizar nos bebedouros dos Restaurantes Universitários.

Acesse www.saest.ufpa.br

Acesse www.ru.ufpa