UFPA publica edital para solicitação do Auxílio PcD 2021

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência e Acessibilidade Estudantil (SAEST/UFPA), tornou público o Edital 08/2021/SAEST/UFPA para concessão do Auxílio PcD 2021 – Modalidades Permanência e/ou Moradia destinado, exclusivamente, a estudantes com deficiência de cursos de graduação da UFPA que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O Auxílio PcD 2021 consiste em um apoio financeiro ao (a) discente de graduação presencial com deficiência (física, intelectual, auditiva, visual e/ou Transtornos do Espectro Autista) e em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O Edital oferta 80 (oitenta) auxílios: 60 (sessenta) na modalidade permanência e 20 (vinte) na modalidade moradia. As modalidades permanência e moradia do Auxílio PcD 2021 têm o valor de R$ 400,00 cada, e possuem vigência de seis (06) meses, prorrogáveis por mais seis (06) meses a critério da Administração.

A modalidade Permanência objetiva apoiar o custeio parcial ou integral de despesas com alimentação e material didático-pedagógico para a realização de atividades acadêmicas. A modalidade moradia pretende promover o custeio parcial ou integral de despesas com moradia ao (à) discente que, em virtude do ingresso no curso de graduação, necessita residir fora da sua cidade de origem, desde que tenha despesas com o pagamento de aluguel na cidade sede do campus em que estuda, que não resida na região metropolitana de Belém (para os (as) alunos (as) vinculados (as) aos Campi de Belém e Ananindeua) e que não disponha de vaga gratuita em residência estudantil.

Inscrição - O período de inscrição para o Auxílio PcD 2021 será de 15 de setembro a 15 de outubro de 2021  pelo Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST).

Como realizar inscrição - Para realizar a inscrição no Auxílio PcD 2021, o (a) estudante deverá fazer o cadastro no SIGAEST. Após este procedimento, clicar em “Solicitar este auxílio” na aba do “Auxílio PcD 2021” e, posteriormente, realizar o preenchimento do Questionário Socioeconômico de forma completa e enviar os documentos solicitados no edital em formato JPG e tamanho máximo de 500 KB.

Acesse o edital completo em PDF

Acesse edital completo em leitor de tela para PcD visual.

Acesse edital em vídeo com Libras.

Serviço:

Auxílio PcD 2021 – Modalidades Permanência e/ou Moradia