Inscrições abertas para Curso de Extensão em capacitação para Intérpretes e Tradutores de Libras

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Coordenadoria de Acessibilidade (Coacess) da Superintendência de Assistência e Acessibilidade Estudantil (SAEST) está com inscrições abertas até 22 de abril de 2021 para o Curso de Extensão de Capacitação para Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa. Acesse Edital 01/2021/Coacess/SAEST/UFPA.

O curso de capacitação resultou de aprovação de projeto de Extensão do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA e será desenvolvido em parceria com a Associação dos Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais do Pará (ASTILP). O objetivo é capacitar e certificar 30 (trinta) novos profissionais em Tradução e Interpretação da Libras-Língua Portuguesa para atuarem em nível médio em diversos contextos do mercado de trabalho.

Oferta de vagas - As vagas ofertadas serão distribuídas com o total de 15 entre associados da Associação dos Tradutores/Intérpretes de Língua de Sinais do Pará – (ASTILP). Para estudantes do curso de Letras Libras - Língua Portuguesa e pessoas surdas integrantes da Faculdade de Letras Estrangeiras e Modernas (FALEM) serão reservados o total de 5 (cinco) vagas.  As 10 (dez) vagas restantes serão destinadas a ampla concorrência.

Quem participa – Os interessados devem possuir certificação do Ensino Médio ou ensino equivalente ou que tenham sido certificados pelo Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM ou Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos – ENCCEJA – Ensino Médio ou exame de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelo sistema Estadual de Ensino. Ser bilíngue em Libras e Língua Portuguesa e ter residência, obrigatória, no Estado do Pará

Como se inscrever- Os interessados acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST) até 22 de abril de 2021,  preencher o formulário eletrônico e enviar em formato PDF os documentos solicitados no edital. A Coacess observa que o comprovante de residência deve ser atualizado e o documento de identificação deve conter fotografia. Assista ao vídeo tutorial para inscrição.

O curso de extensão universitária, regido por este Edital, terá carga horária total de 280 (duzentos e oitenta) horas aulas. As aulas serão ministradas no período noturno, na modalidade híbrida, no período de um ano, por meio de ambiente virtual.

Acesse Edital.

Serviço: Curso de Extensão capacitação de Tradutores e Intérpretes de Libras-Língua Portuguesa.

Inscrição até 22 de abril de 2021

Pelo SIGAEST