Últimas notícias

Projeto UFPA Paralímpica ajuda pessoas com deficiência a praticar atividades físicas por meio do esporte

• Publicado: Segunda, 06 de Mai de 2019, 15h37
  • Última atualização em Segunda, 06 de Mai de 2019, 15h41
  • Acessos: 1615

Promover um ambiente no qual pessoas com deficiência possam praticar atividades físicas por meio do esporte. Esse é o objetivo do Projeto UFPA Paralímpica da Universidade Federal do Pará (UFPA), ao ofertar vagas para incluir pessoas da Região Metropolitana de Belém, com deficiência, em modalidades esportivas. O projeto surgiu da parceria dos professores Marília Passos e Anselmo de Athayde com o programa Educação Paralímpica, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente pelo preenchimento do formulário on-line.

Esportes parolimpicos 2

Iniciado em março de 2019, o projeto consiste na realização de três modalidades de esportes para as atividades físicas: bochaparabadminton e parataekwondo, e visa incentivar o aluno a realizar atividades “fora de casa”, ou seja, em outros Estados, bem como mostrar-lhe que está apto a fazê-las.

“Trabalhamos para estimular a saída das pessoas com deficiência de suas casas, superar todo o medo de estar aqui e desenvolver uma atividade esportiva. Conseguimos observar que é algo gratificante para os praticantes, principalmente pelo fato de elas estarem fazendo exercícios que ajudam na manutenção da saúde e no seu desenvolvimento pessoal”, afirma a coordenadora do projeto, Marília Magno.

Esportes parolimpicos

Bocha - Praticada por atletas com paralisia cerebral ou deficiências severas, a competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca. Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e os instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.

Parabadminton - É um esporte adaptado para pessoas com deficiência física. O parabadminton é dividido basicamente em duas categorias: wheelchair, para cadeirantes, e standing, para andantes. Essas categorias podem se subdividir de acordo com o tipo e o grau da lesão ou deficiência.

56375871 170785733839111 4395165931095567028 n

Parataekwondo - O esporte é uma adaptação do taekwondo, o qual pode ser praticado por pessoas com deficiência física, visual ou intelectual. A modalidade consiste em lutas que trazem contribuições dentro do contexto da Educação Física, por meio dos aspectos relacionados com a cultura corporal de movimento, principalmente, movimentos passíveis de serem ensinados e praticados por todos os personagens.

Inscrições - Para os interessados em participar do projeto, as inscrições podem ser feitas pelo preenchimento do formulário on-line ou diretamente no Ginásio Poliesportivo da UFPA, às terças ou às quintas-feiras, a partir das 14h.

Serviços:
Inscrições para o Projeto UFPA Paralímpica da Universidade Federal do Pará (UFPA)
Data e Hora: às terças e quintas-feiras, a partir das 14h
Inscrições: formulário on-line.
Para mais informações acesse site ou acompanhe a página do Instagram.

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA