Página inicial > Últimas Notícias > SAEST reabre inscrições ao Programa Estudante Saudável (PES) para atendimento médico no HUBFS, odontológico no HUJBB e análises clínicas no ICB.

• Publicado: Quinta, 15 de Outubro de 2020, 20h40
  • Última atualização em Quinta, 15 de Outubro de 2020, 20h40

A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), a partir de 19.10.2020, estará recebendo solicitações para atendimento nas especialidades médicas no Hospital Universitário “Bettina Ferro de Souza” (HUBFS), serviços odontológicos no Hospital Universitário “João de Barros Barreto” (HUJBB) e de análises clínicas no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), que se encontravam suspensos. As especialidades médicas, serviços odontológicos e análises laboratoriais, são destinados à discentes de graduação da UFPA em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Os serviços médicos no HUBFS oferecidas por meio do Projeto de Extensão: Ações Integradas de Extensão à Saúde Estudantil, são: clínica geral, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, ortopedia, alergia, enfermagem e nutrição dietética. O serviço médico é oferecido nas dependências do HUBFS.

Os serviços odontológicos do HUJBB oferecido por meio do Projeto de Extensão: Odontologia Integral para Estudantes Universitários de Graduação da UFPA assiste aos discentes comatendimento clínico integral em dentística, periodontia, endodontia e cirurgia oral menor. Este serviço é oferecido na Unidade de Saúde Bucal do HUJBB.

O serviço de análises clínicas do ICB oferecido por meio do Projeto de Extensão: Ações de Prevenção de Doenças Infecciosas Integradas à Saúde Estudantil, oferece aos discentes: prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e do câncer de colo de útero entre outros. Este serviço é oferecido no Laboratório e Citopatologia (LABCITO) no ICB.

Para candidatarem-se aos serviços, os (as) discentes devem orientar-se pela Instrução Normativa nº 12/2020/SAEST/UFPA, publicada na página das SAEST: www.saest.ufpa.br, em relação às condicionalidades e documentos a serem anexados ao Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST), com objetivo avaliar o perfil socioeconômico pela equipe técnica da Coordenadoria de Integração Estudantil (CIE/SAEST).

O Endereço eletrônico da IN 12/2020/SAEST/UFPA é:  http://sigaest.ufpa.br/sigaest/instrucao.normativa/2020/IN.12.2020.Apoio.Saude.Estudantil.pdf

ATENÇÃO

Tendo em vista a SAEST ainda não atender às demandas estudantis presencialmente, a solicitação dos (as) discentes para atendimento aos serviços de apoio à saúde estudantil deve:

1. Ser encaminhada obrigatoriamente ao e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., contendo: o nome completo, curso, matrícula, CPF, celular e e-mail, para inscrição do PES por meio do SIGAEST;
  2. Após análise documental pela equipe técnica da CIE/SAEST, o (a) candidato (a) ao se deferido, receberá por meio do e-mail informado, um memorando de encaminhamento para que receba o atendimento pretendido.
  3. Para as providências quanto ao agendamento do serviço, o (a) discente deve estar munido (a) do memorando encaminhado pela CIE/SAEST, cópias do RG, CPF, comprovante de residência e carteira do SUS se já tiver;
  4. Após esses procedimentos iniciais, o prosseguimento dos atendimentos seguirá o fluxo definido pelos hospitais universitários.

Obs.: Os serviços de apoio psicológico/psicoeducacional, vinculados ao Programa Rede de Apoio Psicossocial (PROREDE), estão sendo realizados em trabalho remoto, por meio dos projetos:

1. Acolhimento Psicológico Emergencial (APE)

Agendamento: quinta-feira de 14:00 às 17: 00h e sexta-feira de 8:30 às 12:00h

Atendimento: segunda-feira de 8:00às 12:00h e terça-feira: de 13:30 às 17:30h

1. Acolhimento Psicoeducacional Virtual (APV)

Atendimento: segunda à sexta-feira, de 9:00 às 12:00h

Agendamento: site da SAEST (www.saest.ufpa.br)

1. Rodas de Conversa On Line (RodaVida)

Agenda 2020:

IFCH: 22/10/2020      ICED: 19/11/2020

CAMPUS DE CAMETA: 05/11/2020          ICEN: 03/12/2020

CAMPUS DE ABAETETUBA: 17/12/2020