Página inicial > Últimas Notícias > UFPA PUBLICA EDITAL PARA CONCESSÃO DE AUXÍLIO KIT PCD DE TECNOLOGIA ASSISTIVA II

• Publicado: Quinta, 10 de Setembro de 2020, 21h16
  • Última atualização em Quinta, 10 de Setembro de 2020, 21h16

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), publicou o Edital Nº 09/2020/SAEST/UFPA nesta quinta-feira, 10 de setembro de 2020, que dispõe sobre a  concessão do Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva II destinado, exclusivamente, para estudantes com deficiência que não possuem condições de arcar com custeio parcial ou integral de despesas com aquisição de tecnologia assistiva e de materiais acadêmicos específicos e materiais de instrução.

Quem participa -   Estudantes com deficiência em situação de vulnerabilidade socioeconômica (física, intelectual, auditiva, visual e Transtornos do Espectro Autista) da graduação, mestrado, doutorado e da Educação Básica regularmente matriculados. Na educação básica serão atendidos discentes matriculados em séries dos ensinos fundamental e médio.

Auxílio Financeiro - O Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva II constitui-se em auxílio financeiro para aquisição de tecnologia assistiva e/ou materiais acadêmicos específicos e/ou de instrução, de uso individual, pago em parcela única, com o limite de até R$ 3.000,00 (três mil reais), considerando a especificidade do material solicitado no Plano de Aplicação e Proposta Orçamentária a ser apresentado pelo/a candidato/a.

Tecnologia Assistiva -  A Tecnologia Assistiva que trata este edital está relacionada, exclusivamente, a produtos, equipamentos, dispositivos de acessibilidade, que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e a participação da pessoa com deficiência, visando a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Considerando a oferta de atividades acadêmicas de caráter remoto emergencial por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE) pela UFPA, regulamentado pela Resolução Consepe 5294/2020, o edital abrange, também, a aquisição de equipamento (notebook, desktop, all-in-one ou tablet) que possibilite o acesso à internet.

Orientação para elaboração do Plano de Aplicação e Proposta Orçamentária - Para a orientar-se sobre quais materiais e tecnologias assistivas poderá solicitar através do Plano de Aplicação e Proposta Orçamentária, o/a discente ou seu responsável poderá contar com o assessoramento dos profissionais da Coordenação de Acessibilidade (COACESS/UFPA) para os discentes de graduação e pós-graduação da UFPA pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e telefone 3201-7673 (segunda a quinta-feira de 8h30 às 12h), e da Coordenação de Educação Inclusiva da Escola de Aplicação (CEI/EAUFPA) para os alunos da educação básica pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O/A discente ou responsável deverá, também, observar a LISTA de sugestões de modalidades de tecnologia assistiva e de materiais, disponível na página da Coordenadoria de Acessibilidade da SAEST. Acesse AQUI

Inscrição - O período de inscrição para o Auxílio Kit PcD será de 11 a 25 de setembro de 2020 pelo Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST).

Como realizar inscrição – Para realizar a inscrição no Auxílio Kit PcD II o estudante ou responsável deverá fazer o cadastro no SIGAEST. Após este procedimento, fazer a opção pelo “Auxílio Kit PcD 2020 II” e, posteriormente, realizar o preenchimento do questionário socioeconômico e enviar os documentos solicitados no ANEXO I do edital.

Acesse Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com deficiência, n° 13.146/2015 art. 3°, inciso III)

Acesse o edital AQUI

Acesse  SAEST/UFPA

Acesse CoAcess/SAEST/UFPA

Serviço: Inscrição para Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva II

Período: 11 a 25 de setembro de 2020

Informações:

- Coordenação de Assistência Estudantil: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; 3201-7346 (segunda a quinta-feira de 8h30 às 12h);

- Coordenação de Acessibilidade: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; 3201-7673; (segunda a quinta-feira de 8h30 às 12h);

- Coordenação de Educação Inclusiva da Escola de Aplicação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;

- WhatsApp SAEST: (91) 98333-2895.