Página inicial > Últimas Notícias > UFPA cria Plantão Psicológico para atender estudantes em vulnerabilidade emocional

• Publicado: Quarta, 08 de Janeiro de 2020, 13h45
  • Última atualização em Quarta, 08 de Janeiro de 2020, 13h45

Com o objetivo de cuidar do bem-estar e da saúde mental dos estudantes, a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), criou o serviço de Plantão Psicológico para atender alunos em situação de vulnerabilidade emocional. O Plantão iniciou as atividades nesta terça-feira, 07 de janeiro de 2020 e vai funcionar todas as terças e quintas, no segundo andar da Biblioteca Central, nos horários de 08:00 às 12:00h e de 13:00 às 17:00h.

Escuta- O plantão é um serviço de escuta e orientação individual destinado a acolher o estudante no momento em que se encontra com alguma fragilidade pontual para que possa compreender melhor as dificuldades e buscar outras opções de acompanhamento para a promoção da saúde mental. A equipe do Plantão é composta por estagiários e uma professora da Faculdade de Psicologia da UFPA, que vai supervisionar os trabalhos, e por profissionais de Psicologia da SAEST.

Quem pode procurar o Plantão- O serviço está disponível para todo estudante da UFPA que sinta que aspectos emocionais da vida estão dificultando o cotidiano e deseja compartilhar com pessoas preparadas e qualificadas para escutá-lo. Para ser atendido, o estudante não precisa realizar inscrição prévia, basta comparecer nos horários de funcionamento do Plantão e levar comprovante de matrícula e documento de identificação. Será mantido o sigilo da identidade dos alunos que procurarem o serviço.

O Plantão Psicológico é um projeto integrante de um conjunto de ações de Assistência Estudantil desenvolvidas pela Universidade Federal do Pará para garantir a permanência e inclusão dos alunos em situação de vulnerabilidade para que possam concluir o curso com qualidade de vida.

Serviço:

Plantão Psicológico da UFPA

Funcionamento: terças e quintas nos horários de 08:30 às 12:00h e 13:00 às 17:00 h

Local: Segundo andar da Biblioteca Central

Acesse Rede de Apoio à Saúde Mental na UFPA