Página inicial > Últimas Notícias > PROLÍNGUAS/2020.02 – SAEST/UFPA oferta vagas gratuitas em cursos livres de inglês, francês e espanhol para discentes de graduação

• Publicado: Quinta, 02 de Janeiro de 2020, 14h57
  • Última atualização em Segunda, 06 de Janeiro de 2020, 14h14

A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) da Universidade Federal do Pará (UFPA) publicou, nesta quinta-feira, 02 de janeiro de 2020, o Edital nº 01/2020/SAEST/UFPA, que regulamenta o processo seletivo para candidatos ao projeto PROLÍNGUAS: acesso às línguas estrangeiras para discentes da UFPA, destinando vagas gratuitas em cursos livres de línguas estrangeiras de espanhol, francês e inglês e auxílio financeiro para aquisição de material didático (livros). Essa é uma parceria entre a SAEST e os Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE) do Instituto de Letras e Artes (ILC). (Ver edital).

Público-alvo - discentes da UFPA regularmente matriculados e frequentes em curso de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de outros critérios estabelecidos em edital.

Objetivos do PROLÍNGUAS -  apoiar o discente de graduação no desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e escrita em língua estrangeira moderna, agregação de valor à formação acadêmica e profissional, além de contribuir para inserção no processo de internacionalização da UFPA.

Vagas - São ofertadas 450 vagas, sendo 350 para inglês, 50 para francês e 50 para espanhol. Todas essas vagas são destinadas a candidatos novos em 1º nível da língua estrangeira e aos candidatos já, que já estejam cursando os cursos livres por meio do PROLINGUAS e que pretendem renovar suas vagas, devendo realizar uma nova inscrição no SIGAEST, seguindo as normas estabelecidas em edital.

Auxílio Acesso às Línguas Estrangeiras - o candidato NOVO e à RENVAÇÃO apto ao PROLÍNGUAS/2020.2, receberá um auxílio financeiro, em parcela única semestral, para custeio da aquisição do material didático (livro), com obrigação de prestar conta junto à SAEST, exigência a ser cumprida para renovação da vaga para prosseguimento no PROLÍNGUAS.

Inscrição -  os candidatos NOVOS e à RENOVAÇÃO devem realizar suas inscrições no período de 2 a 17 de janeiro de 2020, no horário de 12:00 às 17:00h. Para se inscrever, o candidato deve acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST): proex.ufpa.br/sigaest/inicial.php, clicar no: “PROLINGUAS 2020.2”, preencher o Questionário Socioeconômico de forma completa.

Documentação - após realização da inscrição, o candidato NOVO deve enviar a documentação, on line, exigida no Edital, por meio exclusivo do SIGAEST, em arquivo formato JPG, e tamanho máximo de 500 Kbytes. O candidato à renovação que tenha sido DEFERIDO no processo seletivo do PROLÍNGUAS 2019.4 (Edital nº. 05/2019), poderá realizar sua inscrição no “PROLINGUAS 2020.2”, anexando somente, em formato JPG, no SIGAEST, o comprovante de matrícula do período letivo 2019.4, no ato da inscrição on line.

Não serão assistidos pelo PROLÍNGUAS -  os discentes vinculados a cursos de graduação a distância, semipresencial, PARFOR, PRONERA e outros de mesma natureza, além de discentes estrangeiros de países de língua não portuguesa.

A Coordenadoria de Integração Estudantil (CIE/SAEST) orienta aos candidatos ao PROLÍNGUAS/2020.2 que leiam atentamente o edital referente às normas para inscrição e participação no programa.

Serviço: Inscrição PROLÍNGUAS/2020.2

Período: 02 a 17 de janeiro de 2020

Informações: Telefone: 3201-7268, a partir do dia 06.01.2020.