Página inicial > Últimas Notícias > Assistência Estudantil publica edital para Auxílio Kit Acadêmico

Assistência Estudantil publica edital para Auxílio Kit Acadêmico

• Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 12h45
  • Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 17h55

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) divulga nesta sexta-feira, 18 de outubro de 2019, o Edital nº 07/2019/SAEST/UFPA, que regulamentará o processo seletivo concessão de Auxílio Kit Acadêmico, modalidade do Programa Permanência. O objetivo é atender estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica com recursos financeiros para aquisição de materiais específicos de alto custo utilizados em cursos de graduação.

Cursos participantes - Os cursos que fazem parte do Auxílio Kit Acadêmico são Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Terapia Ocupacional, Arquitetura, Artes Visuais, Educação Física, Engenharias, Geologia, Música e Oceanografia.

Auxílios - Este ano de 2019, serão disponibilizados 200 auxílios, com valores que variam entre R$ 1.000,00 a R$ 2.500,00, divididos em três grupos. No grupo 1, estão os discentes de Odontologia, com 55 auxílios no valor de até R$ 2.500,00, o grupo 2 contempla os discentes de cursos da área de saúde, com 65 auxílios de até R$ 2.000,00, o grupo 3 inclui os discentes dos demais cursos incluídos neste edital, com 80 auxílios, que podem variar entre R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00. O recurso será pago em parcela única, de acordo com o cronograma constante no Edital de seleção.

Critérios- Para participar do processo seletivo, os discentes devem comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários-mínimos vigentes, sendo que a renda per capita familiar não pode ultrapassar um salário-mínimo e meio vigente. Além da situação socioeconômica, o estudante tem que estar matriculado a partir do terceiro período do curso, e ter preenchido o Plano de Aplicação/Orçamentário. O discente que já foi contemplado com o auxílio em outras edições não poderá concorrer novamente.

Inscrições - Os interessados devem realizar inscrição no sistema on-line Sistema Gerencial de Assistência Estudantil SIGAEst preenchendo o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico, a partir das 17  de outubro  de 2019 até às 17h do dia 08 de novembro de 2019. Durante esse período, os candidatos precisam anexar os documentos solicitados neste edital.

Envio de documentos - Para os candidatos dos Campi de Ananindeua, Belém e Tucuruí a entrega dos documentos será realizada exclusivamente via SIGAEst. Para os candidatos dos demais campi, o encaminhamento da documentação ocorrerá por meio de duas opções: on-line, via SIGAEst, ou presencial, no Núcleo/Divisão de Assistência Estudantil (NAEST/DAEST), quando houver.

Novidades: Os candidatos ao Auxílio Kit Acadêmico, que tenham sido DEFERIDOS (inclusive os que estão em cadastro de reserva) no Programa Permanência/2019 (Edital nº. 02/2019), Auxílio Moradia Indígenas, Quilombolas e de Populações Tradicionais (Edital nº. 03/2019), PROCEUS/Vaga na CEUS, Casa de Estudante, Creche, Estudante Estrangeiro e Bolsa de Apoio à Atividade Acadêmica em 2019, poderão realizar sua inscrição no “Auxílio Kit Acadêmico 2019”, preenchendo o questionário Socioeconômico (incluindo o Plano de Aplicação/Orçamentário) e anexando somente, em formato JPG, 500 Kbytes, no SIGAEST, o comprovante de matrícula e histórico acadêmico atualizados, no ato da inscrição on line.

Para a definição de quais materiais didático/pedagógico/específico/de instrução poderão ser adquiridos, o candidato deverá se reportar à direção das faculdades para orientação, conforme lista apresentada na SAEST.

Acesse o edital e a Lista de Materiais

Serviço:

Programa Permanência 2019 – Modalidades Auxílio Kit Acadêmico.

Inscrição: 18 outubro a 08 de novembro de 2019

Contato: (91) 3201-7346 / 3201-7262