Página inicial > Últimas Notícias > SAEST DIVULGA EDITAL DO PROLÍNGUAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2019 - EDITAL N°. 05/2019/SAEST/UFPA.

• Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2019, 19h03
  • Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2019, 18h13

A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), vinculada ao Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA), torna público, nesta sexta-feira, 05 de julho de 2019, o Edital de abertura de inscrição para participação no Projeto PROLÍNGUAS: acesso às línguas estrangeiras para discentes da UFPA.

O PROLÍNGUAS possibilita ao discente em vulnerabilidade socioeconômica, o desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e escrita em língua estrangeira moderna, propiciando agregação de valor à formação acadêmica e profissional, além de contribuir para inserção no processo de internacionalização da UFPA. O Projeto é uma parceria entre a SAEST e os Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE) do Instituto de Letras e Artes (ILC).

Vagas - São ofertadas 450 vagas gratuitas, sendo 350 para Língua Inglesa, 50 para Língua Francesa e 50 para Língua Espanhola. As vagas são destinadas a novos candidatos em 1º NÍVEL DA LÍNGUA estrangeira e a candidatos em renovação. Os discentes já vinculados ao PROLINGUAS, ou seja, que já estejam frequentando os cursos livres, e que pretendem renovar suas vagas, devem fazer uma nova inscrição no SIGAEST, seguindo as normas estabelecidas no presente edital.

Público Alvo – discentes de graduação da UFPA em situação de vulnerabilidade socioeconômica, prioritariamente, regularmente matriculados e frequentes em curso de graduação presencial, além de outros critérios estabelecidos pelo edital.

Auxílio financeiro/material didático - Será garantido aos candidatos deferidos no PROLÍNGUAS/2019.4, recebimento de auxílio financeiro, em parcela única semestral, para custeio do material didático (livro).

Como se inscrever?

CANDIDATOS NOVOS - Para se inscrever o (a) candidato (a) deve acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST) http://www.sigaest.ufpa.br/sigaest/inicial.php , no período de 08h do dia 10 até as 17h do dia 24 de julho de 2019, solicitar o “Auxílio Acesso às Línguas Estrangeiras – 2º. semestre de 2019”, preencher completamente o Questionário Socioeconômico disponível no SIGAEST e enviar a documentação on line, exigida no Edital. Em seguida, deve aguardar o RESULTADO PRELIMINAR e o RESULTADO FINAL. Ressalta-se que as vagas para candidatos novos são exclusivamente para o 1º NÍVEL da língua escolhida.

CANDIDATOS DE RENOVAÇÃO - Discentes que já fazem parte do Projeto PROLÍNGUAS devem proceder em duas etapas concomitantes:

Primeira etapa: Para se inscrever o (a) candidato (a) deve acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST) http://www.sigaest.ufpa.br/sigaest/inicial.php, no período de 08h do dia 10 até as 17h do dia 24 de julho de 2019, solicitar o “Auxílio Acesso às Línguas Estrangeiras – 2º. semestre de 2019”, atualizar, caso necessário, o questionário socioeconômico disponível no SIGAEST e enviar a documentação on line, exigida no Edital, no caso de atualização cadastral.

Segunda etapa: Realizar a inscrição no site da FADESP (https://www.portalfadesp.org.br/), de acordo com o cronograma abaixo, escolhendo a turma e o horário desejado, gerando obrigatoriamente um boleto. Após este procedimento, o (a) discente deve se dirigir à Secretaria dos Cursos Livres (CLLE) do Instituto de Letras e Artes (ILC) para a entrega do boleto e realização de pré-matrícula.

Nível

2º nível

12 a 14/07/2019

3º nível

15 e 16/07/2019

4º nível

17 e 18/07/2019

5º nível

19 e 20/07/2019

6º e 7º nível

22 e 23/07/2019

Após cumprir essas duas etapas, o (a) candidato (a) deve aguardar o RESULTADO PRELIMINAR e o RESULTADO FINAL do Edital Nº 06/2019/SAEST/UFPA e caso deferido, efetivar sua matrícula no curso escolhido.

Não serão assistidos pelo PROLÍNGUAS, o (a) discente vinculado (a) a cursos de graduação a distância, semipresencial, Programa de Formação de Professores (PARFOR), PRONERA e outros de mesma natureza.

Acesse edital aqui.

Serviço: PROJETO PROLÍNGUAS