Página inicial > Últimas Notícias > Resultado Preliminar do Recadastramento do Programa Bolsa Permanência - MEC referente ao ano de 2018

A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) publica nesta sexta-feira (15/03/2019), o resultado do RECADASTRAMENTO dos (as) discentes da UFPA assistidos (as) pelo PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA do Ministério da Educação (PBP/MEC) referente ao ano de 2018. Para consultar o resultado o (a) discente precisa acessar seu perfil no SIGAEST.

A avaliação realizada pela SAEST teve como objetivo verificar se os (as) discentes mantiveram, ao logo do ano de 2018, as condições de permanência no Programa, como estar dentro dos critérios socioeconômicos, estar regularmente matriculado (a), cursando todas as disciplinas, não ter ultrapassado dois semestres do tempo regular do curso e manter um bom rendimento acadêmico.

A partir do resultado das análises os discentes foram classificados como:

1- DEFERIDOS: discentes em situação regular e aptos a prosseguir no Programa.

2- INDEFERIDOS: discentes inaptos a prosseguir no Programa.

Neste item, os discentes indeferidos estão subclassificados por:

• RENDA SUPERIOR a estabelecida na Portaria nº. 389 de 3 de maio de 2013.
  • TRANCAMENTO, CANCELAMENTO, INTEGRALIZAÇÃO, CONCLUSÃO e DISCENTES QUE ULTRAPASSARAM O TEMPO MÁXIMO DE PERMANÊNCIA NO PROGRAMA, sendo que nos quatro últimos casos haverá o cancelamento definitivo da bolsa.

3- PENDENTES: discentes que apresentaram documentação incompleta e/ou estão com pendências pedagógicas.

Neste item, os discentes em pendência estão subclassificados por:

- PENDÊNCIA DOCUMENTAL: discentes que estão com pendência na documentação. Neste caso, o (a) discente terá o prazo de 18 a 29 de março e de 08 a 17 de abril para anexar no SIGAEST os documentos que estão faltando. Caso o (a) discente não envie o (s) documento (s) no prazo estipulado, terá que realizar um novo cadastro em 2019.

- PENDÊNCIA PEDAGÓGICA: discentes devem comparecer ao Setor Pedagógico da SAEST a fim de esclarecimentos e orientações referentes a situação acadêmica.

Foi identificado que 84 discentes NÃO REALIZARAM O RECADASTRAMENTO EM 2018. Neste caso, os (as) discente terão o prazo de 18 a 29 de março, para preenchimento do Questionário Socioeconômico e anexação da documentação via SIGAEST. Confira aqui a lista dos discentes não recadastrados.

Documentação para os alunos que não realizaram o recadastramento:

- Documentação para bolsistas quilombolas

- Documentação para bolsistas indígenas

- Documentação para bolsistas de carga horária/renda

Como parte do processo de análise pedagógica, serão realizados convites individuais, via e-mail cadastrado no SIGAEST, aos discentes com baixo desempenho acadêmico e outras situações específicas para participar da ação de acompanhamento pedagógico.

A Equipe Técnica da SAEST encontra-se à disposição dos alunos assistidos pelo PBP/MEC para os devidos esclarecimentos, que podem ser realizados presencialmente ou pelo telefone: 3201-7346 e 3201-7262.

Mais informações: (91) 3201-7346 e 3201-7262.

• Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 03h45
  • Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2019, 11h05