Página inicial > Últimas Notícias > SAEST PUBLICA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA OS AUXÍLIOS PERMANÊNCIA E MORADIA 2019

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), torna público nesta quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019, o Edital SAEST/UFPA nº 02/2019, referente ao processo seletivo do Programa Permanência (modalidades Permanência e Moradia) destinado a estudantes de cursos de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Para este ano de 2019, estão sendo ofertados 1.570 Auxílios Permanência no valor de R$ 400,00 e 350 Auxílios Moradia no valor de R$ 400,00. Do total de auxílios, 40% são destinados a candidatos novos e 60% a candidatos em renovação e assistidos com Auxílio Emergencial.

Quem participa - Os auxílios são destinados a discentes da instituição cursando, prioritariamente, a primeira graduação na modalidade extensiva (regular) e que não possuam condições financeiras de arcar com custeio integral ou parcial de despesas com moradia, alimentação, transporte e material didático. A vigência dos auxílios tem validade de 12 (doze) meses.

Inscrições – As inscrições ocorrerão no período de 8:00 h do dia 20 de fevereiro até às 17:00 h do dia 27 de março de 2019. As inscrições acontecem em duas etapas concomitantes: “Inscrição no Sistema” e “Envio da Documentação"

Como se inscrever-  Para participar, o (a) estudante deverá acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST)  http://proex.ufpa.br/sigaest/inicial.php e inscrever-se no “Programa Permanência 2019”. O (A) candidato (a) tem a opção de solicitar somente a modalidade Permanência, somente a modalidade Moradia ou ambas as modalidades. Em seguida, deve realizar o preenchimento completo dos Questionários Socioeconômico e Pedagógico referentes ao (s) auxílio (s) solicitado (s).

Para os (as) discentes calouros (as) que ainda não possuem matrícula no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), haverá a opção de inscrever-se utilizando um número de matrícula provisório exclusivo para uso no SIGAEST e o CPF.

Como enviar os documentos- Os (As) discentes matriculados (as) nos campi de Belém, Ananindeua e Tucuruí devem enviar de forma online os documentos exigidos pelo edital, exclusivamente, por meio do SIGAEST, em arquivo de imagem (no formato JPG e tamanho máximo de 500 Kbytes). Os (As) discentes dos demais campi (Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Capanema, Castanhal, Salinópolis e Soure), podem enviar a documentação online por meio do SIGAEST ou presencialmente no Núcleo de Assistência Estudantil (NAEST), quando houver, ou Coordenação de Extensão do campus de origem. Em caso de o (a) candidato (a) encaminhar a documentação por meio das duas opções (on-line e presencial), para efeito de análise, serão considerados somente os documentos inseridos em formato online no SIGAEST.

Para evitar sobrecarga no SIAGEST, a SAEST orienta que os discentes não deixem para realizar a inscrição nos últimos dias, informando que não se responsabilizará por falha de conexão da internet que impossibilite o cumprimento das etapas do processo seletivo.

Acesse o edital AQUI.

Serviço: