Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > ORIENTAÇÕES SOBRE CADASTRO DE NOVOS DISCENTES NO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Início do conteúdo da página

ORIENTAÇÕES SOBRE CADASTRO DE NOVOS DISCENTES NO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

 

 

A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) vinculada a Reitoria da Universidade Federal do Pará, COMUNICA aos discentes que fizeram inscrição no Programa Bolsa Permanência do MEC no ano de 2018 (a partir de 18/06/2018), que recebeu no dia 17/08/2018, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), documento com orientações acerca dos cadastros de discentes no SISBP.

O documento circular enviado pela SESU/MEC, retifica a informação divulgada no Documento Circular do dia 06/08/2018, sobre a alteração dos arquivos anexados no SISBP.  Anteriormente o discente só precisava anexar no SISBP 02 (dois) documentos: Termo de compromisso e Declaração de pertencimento étnico contendo três assinaturas de lideranças reconhecidas em sua comunidade. Desde o dia 26/07/2018, devem ser anexados no SISBP 04 (quatro) documentos:

1. Autodeclaração do candidato;

2. Declaração de pertencimento étnico assinada por três lideranças;

3.Termo de Compromisso;

4. Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) que o estudante indígena reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena ou Declaração da Fundação Cultural Palmares que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola.

 

Com relação ao item 4 no que se refere aos estudantes INDÍGENAS orientamos que na Declaração emitida pela Fundação Nacional do Índio (Funai) deve constar a informação de que o estudante indígena reside em comunidade indígena/aldeia. ALTERNATIVAMENTE a Declaração emitida pela FUNAI, poderá ser enviada DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO E RESIDÊNCIA assinada por três lideranças, onde deverá constar a informação expressa que o estudante reside em comunidade indígena/aldeia.

 

Com relação ao item 4 no que se refere aos estudantes QUILOMBOLAS, o discente deverá solicitar a Fundação Cultural Palmares Declaração que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo. ALTERNATIVAMENTE a Declaração emitida pela Fundação Palmares, poderá ser enviada DECLARAÇÃO DE PERTENCIMENTO E RESIDÊNCIA assinada por três lideranças, onde deverá constar a informação expressa que o estudante reside em comunidade quilombola.

 

Caso o discente faça opção em solicitar o documento a Fundação Palmares, os procedimentos para solicitação são os seguintes:

 

O discente deverá encaminhar um e-mail para ademilton.ferreira@palmares.gov.br solicitando a Declaração que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo. Junto ao e-mail deverá ser anexado os seguintes documentos:

 

1- Certidão de Auto-reconhecimento da comunidade emitida pela Fundação Cultural Palmares;

2- Autodeclaração do aluno quilombola;

3- Declaração de pertencimento étnico informando que o aluno é quilombola, pertencente e residente em sua comunidade, assinada por 3 (três) lideranças ligadas a associação da comunidade.

4- Cópia do RG e CPF do estudante.

Além disso, o discente deverá responder o questionário da Fundação Cultural Palmares disponível no link: https://goo.gl/forms/urrRoTSF3SlqKAL43

 

 

OBS1: A SAEST alerta para que todos os discentes (indígenas e quilombolas) inscritos no PBP/MEC a partir do dia 18 de junho/2018 acompanhem suas inscrições no SISBP e SIGAEST, pois poderá haver mudança de status de análise (ex: inscrição DEFERIDA para PENDÊNCIA) mediante as novas exigências documentais do programa.

 

OBS2: Os discentes que ainda não possuem inscrição no SISBP deverão observar as novas exigências documentais e proceder de acordo com as orientações descritas acima.

 

Para atender ao prazo estipulado pelo Ministério da Educação (MEC), a SAEST organizou um calendário para análises das inscrições:

DATA

PROCEDIMENTO

31/08/2018

Encerramento das inscrições no SISBP e fechamento do SIGAEST.

06/07/2018

Resultado das análises e reabertura do SIGAEST para inscrições e envio de documentos pendentes.

17/09/2018

Fechamento do SIGAEST.

28/09/2018

Resultado Final do processo de análises.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serviço

Programa Bolsa Permanência (PBP) do MEC

Público alvo: graduandos indígenas e quilombolas da UFPA

Inscrições: 18 de junho a 31 de agosto de 2018.

Fone: 32017346

  • Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 08h18
  • Última atualização em Sexta, 24 de Agosto de 2018, 08h18
registrado em:
Fim do conteúdo da página