Página inicial > Últimas Notícias > SAEST realiza palestras sobre Assistência Estudantil para calouros

SAEST realiza palestras sobre Assistência Estudantil para calouros

A convite, a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) participou de diversas recepções aos calouros 2018 realizadas por faculdades e campi da Universidade Federal do Pará. Foram três dias entre 13, 14 e 15 de março de 2018 em que as equipes técnicas estiveram mobilizadas para informar os novos estudantes sobre todos os programas e serviços ofertados pela SAEST.

Campi- Os campi de Ananindeua, Capanema e Bragança receberam a palestra do superitendente de Assistência Estudantil, professor José Maia Bezerra Neto. Durante as atividades os estudantes obtiveram informações sobre o funcionamento da SAEST e sobre os procedimentos para que o aluno acesse os auxílios, bolsas e serviços, a exemplo de o Auxílio Permanência e Moradia, Auxílio Creche, Casas de Estudantes, Auxílio Emergencial, programa Estudante Saudável, Pró-Digital, acesso a línguas estrangeiras, alimentação nos restaurantes universitários e acessibilidade aos estudantes com deficiência.

O superintendente afirmou para os calouros que a SAEST e a política de Assistência Estudantil são necessárias na Universidade porque há demanda dos estudantes a serem atendidas. “A política de Assistência Estudantil é um direito de todo estudante, principalmente, os que se encontram em situação de vulnerabilidade, por isso solicitamos a vocês que nos procurem e se inscrevam em nossos programas”, afirmou o professor José Maia.

Abaetetuba- No campus Abaetetuba, a assistente social Antônia Santos e a psicóloga Adriana Nascimento, além de informarem os calouros sobre os programas de Assistência Estudantil, participaram de debate com os alunos sobre saúde mental com a exibição do documentário chamado “ A carta” cujo tema foi discutido e bem recebido pelos alunos.

Castanhal- Os calouros do campus de Castanhal tiveram uma programação em três turnos. A assistente social Régine Moreira , a psicóloga Juscélia Pereira e a pedagoga Ayana Teixeira ministraram a palestra para os calouros.

Os estudantes demonstraram interesse no Programa Permanência e na forma de ingresso na Casa de estudantes do campus. As palestrantes também falaram sobre o Núcleo de Assistência Estudantil do campus que está sendo estruturado para melhor atender os alunos.

Belém- No campus de Belém, as equipes técnicas dividiram-se para conversar com estudantes de vários institutos e cursos. No Instituto de Geociência, a assistentes social Tarcília Pimentel, as pedagogas Maria de Jesus Blanco e Betânia Nascimento e a coordenadora de Acessibilidade da SAEST, professora Arlete Marinho realizaram palestra para os novos estudantes em dois turnos. No curso de Pedagogia, a assistente social Lilian Araújo esteve presente e explanou para sobre a política de Assistência Estudantil.

Letras- Os calouros de curso de Licenciatura em Letras, receberam a assistente social Jaqueline Ramos. A pauta foi a divulgação do programa Permanência e Moradia. Os novos estudantes puderam retirar todas as dúvidas sobre o edital, os procedimentos e documentos necessários para que o estudante complete a inscrição.

As palestras realizadas pela Superintendência de Assistência Estudantil foram esclarecedoras para que os novos alunos conheçam todas as possibilidades de apoio para que permaneçam e concluam com qualidade oscurso de graduação escolhido no vestibular.

Ana Lúcia Oliveira

Comunicação SAEST/UFPA