Página inicial > Últimas Notícias > Jornada de Extensão

• Anais da Jornada de Extensão 2015
  • Jornada de Extensão em Números
  • Site: www.jornada.proex.ufpa.br

Em sua decima oitava edição a Jornada de Extensão Universitária ocorre entre os dias 09 a 12 de novembro e abordará o tema “Recursos Naturais: ciência, direito e realidade”. O evento busca promover o intercâmbio de ideias entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

Para o coordenador da Jornada, Prof. Dr. Mauro Veloso, a Extensão adota o sentido de intervenção dialética entre a UFPA e a Sociedade, uma vez que a instituição universitária tem como uma de suas funções principais estimular e orientar a sociedade sobre a importância do aprender e reaprender constante. “Seria pensar uma forma de interpenetrar o dinamismo de uma, com o dinamismo da outra, de modo que a universidade realize toda a sua possibilidade de educar a sociedade e com ela aprender, e a sociedade aproveite toda a possibilidade de educar a si mesma e a própria universidade”, explicou Mauro Veloso.

Em Belém, as atividades da Jornada de Extensão serão realizadas na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, no Mercado do Ver-o-Peso e na Estação das Docas. A programação e aberta ao público, e a inscrição como participante só será necessário para atividades como oficinas e minicursos que serão divulgadas em breve. Também serão oferecidos cursos de capacitação profissional, serviços na área de saúde e programação cultural. Além da capital, os municípios de Breves, Cametá e Soure também irão desenvolver atividades da Jornada de Extensão.

Premiação

O "Prêmio Jovem Extensionista" é uma forma de reconhecimento aos 15 melhores trabalhos apresentados durante a Jornada. Seus autores e coautores ganham certificados e têm seus respectivos trabalhos disponibilizados em plataforma eletrônica e digital com a codificação ISSN, que confere maior visibilidade acadêmico e legitimidade institucional.

As inscrições para quem vai apresentar trabalhos ou quer ser voluntário na Jornada de Extensão 2015 começam na próxima segunda-feira (17) e ficam abertas até o dia 17 de agosto. Só podem inscrever trabalhos, bolsistas de extensão que já cumpriram pelo menos 50% de suas atividades. Já para voluntariado, qualquer aluno de graduação e pós-graduação da UFPA pode se inscrever. O evento ocorre no período de 09 a 12 de novembro e aborda o tema “Recursos Naturais: ciência, direito e realidade”.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site da Jornada. O Edital, que estabelece o cronograma e os critérios de seleção, foi publicado pela Diretoria de Programa e Projetos (DPP) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) nesta quarta-feira (12). O edital pode ser acessado, clicando aqui.

Errata do Edital

Critérios

Segundo as regras do edital, a inscrição de trabalhos é obrigatória para os bolsistas vinculados aos seguintes programas de extensão: Pibex 2015; Eixo Tranversal 2014; Navega Saberes 2014; Proext 2014 e Conexões de Saberes.

Cada extensionista pode inscrever apenas um trabalho e deve optar por uma modalidade de apresentação “Comunicação Oral” ou Pôster”. É importante ficar atento as seguintes condições:

• Estar devidamente cadastrado no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – SIGAEST;
  • Não apresentar pendencias ou inadimplências, junto a Proex;
  • Preencher o formulário de inscrição disponível do site da Jornada;
  • Anexar o resumo expandido, preferencialmente em pdf;
  • Informar a necessidade de recursos materiais como computador, data show, dentre outros, no caso da apresentação de opção do aluno seja a Comunicação Oral;
  • Informar a necessidade de apoio à apresentação no caso de alunos PCD;

O processo avaliativo e seletivo será composto por duas etapas: análise do resumo expandido e avaliação das apresentações de trabalhos durante o evento.

Voluntários

A organização da Jornada também recebe inscrição para voluntários que irão atuar como colaboradores durante o evento, alunos de graduação e pós-graduação da UFPA devidamente matriculados podem se inscrever. Será exigido dos voluntários conhecimentos básicos de informática, pró-atividade, capacidade de relacionamento interpessoal entre outras habilidades, a carga horaria de atividade será de 4 horas diárias. Para estes, o período de inscrição será de 17 de agosto a 04 de setembro.

Programação

Premiação