Página inicial > Últimas Notícias > Política de Extensão

Política de Extensão

• Publicado: Terça, 27 de Março de 2012, 00h00
  • Última atualização em Terça, 27 de Março de 2012, 00h00

Extensão Universitária: é um processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa, de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, com base na interlocução entre saberes, que tem como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade. Além de instrumentalizadora desse processo dialético de teoria/prática/ reflexão/prática, a Extensão Universitária é interdisciplinar favorecendo a visão integrada de todas as dimensões da realidade social.

A extensão promove uma relação entre a Universidade e outros setores da Sociedade e está voltada para os interesses e necessidades da maioria da população, atuando como implementadora de desenvolvimento regional e de políticas públicas. Esta relação dialógica é marcada pela ação de mão dupla, de troca de saberes, e de superação do discurso de hegemonia acadêmica, cujas ações são caracterizadas pelo seu caráter interdisciplinar, buscando a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, fundamental na formação de um profissional cidadão.

(Fórum de Pró-Reitores de Extensão)

Legistação:

Plano Nacional de Extensão

Plano Nacional de Assistência Estudantil - PINAES

Resolução 2005 (UFPA) 3.200

Instituição Normativa (Reg. PIBEX)

Lei 2010 - Regulam os Estagiários

Plano de Desenvolvimento Institucional 2011-2015