UFPA assume coordenação regional do Fórum Nacional de Pró-reitoras e Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis

Em reunião realizada na última quarta-feira, 21 de outubro 2020, o professor Ronaldo Araujo, superintendente de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi eleito para ocupar a Coordenação da Regional Norte do Fórum Nacional de Pró-reitoras e Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE).

O FONAPRACE foi criado em outubro de 1987 e congrega os pró-reitores, sub-reitores, decanos ou responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil. Entre os objetivos do Fórum está a formulação de políticas e diretrizes básicas que permitam a articulação e o fortalecimento das ações comuns na área de assuntos comunitários e estudantis, em âmbitos regional e nacional.

Além disso, o Fórum tem como atribuição, o assessoramento permanente à Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) sobre assuntos estudantis. O FONAPRACE participa ativamente da defesa da educação pública, gratuita, com qualidade acadêmica, científica e comprometida com a sociedade que a mantém.

Para o professor Ronaldo Araujo, assumir a coordenação da Regional do FONAPRACE significa uma grande responsabilidade para a UFPA em torno da articulação das gestões das Assistências Estudantis das Universidades Federais do Norte do país, principalmente, em um momento de instabilidade orçamentária que reduz e corta recursos para os programas de Assistência Estudantil.

“Nosso objetivo é buscar aperfeiçoar e ampliar o alcance das gestões para que, as Assistências Estudantis das diversas Universidades na nossa região, possam atuar de forma integrada para atender às demandas dos estudantes em situação de vulnerabilidade, que cada vez mais são crescentes e exigem respostas dos gestores para a permanência dos alunos com qualidade acadêmica. Vamos exercitar também as trocas de experiências regionais para favorecer a inteligência local em adoção de estratégias para a elaboração e execução das políticas de Assistência estudantil”, afirma o superintendente da SAEST.

Acesse FONAPRACE http://www.fonaprace.andifes.org.br/site/

• Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 06h16