UFPA faz entrega da sede da Assistência Estudantil

• Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 14h12
  • Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 21h38

CAPA 09.08.2019 Inauguração salas SAEST Foto Alexandre de Moraes site3

A Universidade Federal do Pará (UFPA) conta agora com instalações mais adequadas para a atenção aos estudantes em situação de vulnerabilidade. A sede da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) foi entregue, no último dia 9 de agosto de 2019, pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho. Participou também da cerimônia o vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva.

373x212 09.08.2019 Inauguração salas SAEST Foto Alexandre de Moraes site2Compromisso com inclusão - Durante a inauguração, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, afirmou que a entrega da sede da SAEST está alinhada com o compromisso da atual gestão da UFPA com o projeto de uma universidade inclusiva, que se preocupa em dar condições de acesso e permanência aos alunos oriundos de grupos sociais historicamente excluídos do Ensino Superior.

“Quando decidimos pela criação da SAEST, foi com a intenção de dar maior centralidade às políticas de Assistência Estudantil na Universidade. Tão logo 373X212 09.08.2019 Inauguração salas SAEST Foto Alexandre de Moraes site11aprovada a existência do órgão, nos deparamos com a necessidade de aperfeiçoar a infraestrutura para a promoção das condições de permanência dos alunos. Então, fomos em busca de alternativas disponíveis. Mesmo com uma conjuntura econômica muito difícil, conseguimos preparar este espaço para acolher a Superintendência. A conclusão desta estrutura é resultado do empenho para expandir os Programas de Assistência Estudantil, que vêm recebendo investimentos crescentes, sem a diminuição dos recursos destinados aos programas e auxílios. Todo este esforço é para que a nossa universidade não volte a ser uma instituição para poucos e para que seja de acesso aos jovens de todas as origens”, ressaltou.

373x212 09.08.2019 Inauguração salas SAEST Foto Alexandre de Moraes site6A SAEST é um órgão vinculado diretamente à Reitoria e auxiliar da Administração Superior da Instituição. Foi criada em 2017 para substituir a antiga Diretoria de Assistência Estudantil, com o objetivo de elevar o alcance da política de Assistência Estudantil na UFPA. À Superintendência compete elaborar e executar os programas e serviços destinados à permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade, para que possam concluir o curso de graduação com melhor qualidade e em tempo hábil.

A nova sede da SAEST está localizada no pavilhão C do Campus Básico, o qual foi reformado em conformidade com os padrões de acessibilidade para abrigar os departamentos que compõem a Superintendência. Todas as coordenadorias foram instaladas em salas projetadas de acordo com as especificidades dos serviços prestados, para facilitar o acesso dos alunos às dependências e aos programas da SAEST.  A área externa do pavilhão atende rigorosamente às exigências de mobilidade e identificação necessárias para o acesso de pessoas com deficiência.

373x212 09.08.2019 Inauguração salas SAEST Foto Alexandre de Moraes site12Placa acessível - As pessoas com deficiência que transitarem pelo espaço da sede da SAEST vão encontrar a primeira placa de identificação, na UFPA, totalmente acessível, com transcrição em Braille e acesso em Língua de Sinais, que pode ser realizado por meio da captação de imagem em QR CODE, que direciona para um vídeo com interpretação em Libras.

O estudante com deficiência visual Marco Antônio Silva Lopes, do curso de Licenciatura em Dança, fez a leitura da placa durante o evento. Para ele, a placa inclusiva é um motivo de orgulho, que garante autonomia para o deficiente se localizar nos espaços.  “A Universidade deve seguir como parâmetro essa placa 373x212 09.08.2019 Inauguração salas SAEST Foto Alexandre de Moraes site8para que, não somente nós, com deficiência visual, possamos ter acessibilidade, mas também nossos colegas com deficiência auditiva e todos que circulam no campus da UFPA”.

Para o superintendente de Assistência Estudantil, professor Ronaldo Lima Araujo, quando a Administração Superior qualifica e humaniza um espaço físico de trabalho, está cumprindo uma função social que é de assegurar o direito à Educação, o direito à permanência dos alunos e a inclusão daqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Texto: Assessoria Comunicação SAEST/UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes