SAEST divulga Edital do PROLÍNGUAS para o 2º Semestre de 2018

• Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2018, 17h15
  • Última atualização em Segunda, 09 de Julho de 2018, 17h18
  • Acessos: 4439

A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), vinculada a Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA), publicou, nesta segunda-feira, 09 de julho de 2018, o edital de abertura de inscrição para participação no projeto PROLÍNGUAS: acesso às línguas estrangeiras para discentes da UFPA, destinando vagas gratuitas e auxílios financeiros para aquisição de material didático (livros) em cursos livres de línguas estrangeiras (Espanhol, Francês e Inglês,). Essa é uma parceria entre a SAEST e os Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE) do Instituto de Letras e Artes (ILC).
Vagas - São ofertadas 450 vagas gratuitas, sendo 350 para Língua Inglesa, 50 para Língua Francesa e 50 para Língua Espanhola. As vagas são destinadas a novos candidatos em 1º nível da língua estrangeira e a candidatos em renovação. Os discentes já vinculados ao PROLINGUAS, ou seja, já esteja cursando cursos livres, e que pretendem renovar suas vagas, devem fazer uma nova inscrição no SIGAEST, seguindo as normas estabelecidas em edital.
Participantes – todos os estudantes da UFPA em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados e frequentes em curso de graduação, além de outros critérios estabelecidos pelo edital.
Auxílios financeiros/material didático - Será garantido ao candidato apto ao PROLÍNGUAS/2018.4, pagamento de auxílio financeiro, em parcela única semestral, para custeio do material didático (livro), com obrigação de prestação de conta junto à SAEST, exigência a ser cumprida para renovação da vaga no PROLÍNGUAS/2018.4.
Como se inscrever ?
Candidatos Novos - Para se inscrever o estudante deve acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST) http://proex.ufpa.br/sigaest/inicial.php, no período de 14h de 09 de julho até às 17h de 24 de julho de 2018, solicitar o “Auxílio Acesso às Línguas Estrangeiras/2018.4”, preencher completamente os Questionários socioeconômico e pedagógico disponíveis no SIGAEST e enviar a documentação, on line, exigida no Edital. Em seguida deve aguardar o resultado preliminar e o resultado final.
Importante: As vagas dos candidatos novos são exclusivamente para o 1º nível da língua escolhida.
Candidatos à Renovação - Estudantes que já fazem parte do projeto PROLÍNGUAS devem proceder em duas etapas concomitantes:
1ª) Para se inscrever o estudante deve acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST) http://proex.ufpa.br/sigaest/inicial.php, no período de 14h de 09 de julho até às 17h de 24 de julho de 2018, solicitar o “Auxílio Acesso às Línguas Estrangeiras/2018.4”, preencher completamente os Questionários socioeconômico e pedagógico disponíveis no SIGAEST e enviar a documentação, on line, exigida no Edital.
2ª) Precisam realizar a inscrição no site da FADESP (http://cursos.fadesp.org.br/index.asp), de acordo com o cronograma abaixo, escolhendo a turma e o horário desejado, gerando obrigatoriamente um boleto. Após este procedimento, o aluno deve se dirigir à secretaria dos Cursos Livres do Instituto de Letras e Artes para a entrega do boleto e realização de pré-matrícula.
2º nível: 12 a 14/07/2018
3ºnível: 16 e 17/07/2018
4ºnível: 18 e 19/07/2018
5ºnível: 20 e 21/07/2018
6º e 7º nível: 23 e 24/07/2018

Após essas duas etapas o discente deve aguardar o resultado preliminar e o resultado final do Edital Nº 07/2018/SAEST/UFPA e caso deferido, efetivar sua matrícula no curso escolhido.
Habilidades- O PROLÍNGUAS objetiva ao discente em vulnerabilidade socioeconômica, o desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e escrita em língua estrangeira moderna, possibilita agregação de valor à formação acadêmica e profissional, além de contribuir para inserção no processo de internacionalização da UFPA.
Não serão assistidos pelo PROLÍNGUAS, os estudantes vinculados a cursos de graduação a distância, semipresencial, Programa de Formação de Professores (PARFOR), PRONERA e outros de mesma natureza.
Acesse edital aqui.

Serviço: Inscrição PROLÍNGUAS/2018.4