Campus de Soure/Marajó da UFPA inaugura espaço digital para os estudantes

Os estudantes do campus de Soure/Marajó da Universidade Federal do Pará contam, agora, com um espaço qualificado para a realização de pesquisa e produção de trabalhos acadêmicos. O Infocentro foi inaugurado em 06 de junho de 2018, pelo reitor Emmanuel Tourinho, pelo vice-reitor Gilmar Pereira, pelo superintendente de Assistência Estudantil, José Maia Bezerra Neto, pelo coordenador do campus, Anderson Maia epelo vice-coordenador, Marcelo Pinheiro.

O Infocentro é um projeto do programa Pró-digital de apoio pedagógico da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), órgão vinculado à Reitoria da UFPA. O objetivo é garantir a inclusão digital a estudantes, principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O Infocentro é regido por Instrução Normativa, na qual o estudante encontra as especificações de uso das dependências.

Demandas estudantis-O novo local digital destinado aos estudantes do campus de Soure está funcionando com vinte e cinco máquinas adquiridas com recursos do PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil). O projeto visa atender às demandas dos estudantes que não dispõem de equipamentos em casa para a realização das tarefas acadêmicas para que possam ter um excelente desempenho acadêmico durante a realização da graduação.

Cooperação-Os estudantes que, antes, não tinham um ambiente exclusivo para produção de trabalhos, a partir do início das atividades do Infocentro, vão poder ter tranquilidade para uso dos computadores com o auxílio de um monitor. O Infocentro é resultado de cooperação entre o campus de Soure e a Superintendência de Assistência Estudantil. Esta parceria tem beneficiado, principalmente, os alunos em vulnerabilidade.

Pesquisa- O primeiro dia de uso dos equipamentos do Infocentro foi utilizado pelos estudantes para responderem à V Pesquisa da Andifes sobre o perfil dos alunos das Universidades Públicas Federais. Muitos alunos preencheram o questionário da pesquisa e contribuíram para o conhecimento das demandas estudantis do campus de Soure a ser revelado ao final do aplicação da pesquisa.

Além do Infocentro de Soure, a Universidade Federal do Pará, por meio da Superintendência de Assistência Estudantil, mantém espaço de inclusão digital para os estudantes nos campi de Belém, Cametá, Tucuruí e Abaetetuba.

Ana Lúcia Oliveira

Jornalista