Comunicado sobre valores de Bolsas de Atividade Acadêmica concedidas pela Superintendência de Assistência Estudantil/UFPA

A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) órgão vinculado à Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) comunica que todas as Bolsas de Atividade Acadêmica permanecem no valor de R$ 500,00.

O Superintendente da Assistência Estudantil, José Maia Bezerra Neto, informa que jamais determinou a redução dos valores das bolsas e que, as informações divulgadas em meios de comunicação afirmando a redução de R$ 100,00 no valor das Bolsas de Atividade Acadêmica, não estão de acordo com o que foi determinado.

O superintendente afirma que todas as resoluções e medidas administrativas tomadas pela Superintendência de Assistência Estudantil são tornadas públicas por escrito e publicadas em órgãos oficiais de divulgação da Universidade Federal do Pará e, portanto, da Superintendência de Assistência Estudantil.

A Superintendência de Assistência Estudantil esclarece que o email enviado a alguns alunos resultou de falha de comunicação técnica e administrativa entre setores da SAEST e que medidas para tornar os trâmites de informações mais precisas e exatas estão sendo providenciadas. A Superintendência de Assistência Estudantil lamenta o mal estar causado aos estudantes da Universidade Federal do Pará.

A Superintendência de Assistência Estudantil esclarece que este órgão tem honrado o compromisso de pagamentos de todas as Bolsas e Auxílios ofertados pelos programas desenvolvidos pela Superintendência, inclusive com a garantia de novos auxílios financeiros e bolsas para discentes da Universidade Federal do Pará.

Exemplos de novos Auxílios são 100 (cem) bolsas destinadas para o Programa Institucional de Apoio à Iniciação à Docência (PIBID) pelo período de quatro meses em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG).  Foram lançadas 10 Bolsas de Iniciação Científica para discentes com deficiência (PIBIC/PcD) em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP). Discentes indígenas e quilombolas não assistidos pela Bolsa do Ministério da Educação (MEC) passaram a solicitar o Auxílio Emergencial.

A Superintendência de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará coloca-se à inteira disposição de todos os alunos e de toda a comunidade acadêmica para todos os esclarecimentos que se fizerem necessários.

José Maia Bezerra Neto

Superintendente de Assistência Estudantil da Universidade Federal