Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Programa Permanência 2018 divulga Edital nesta quinta-feira, dia 08 de fevereiro de 2018

  • Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 14h07
  • Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2018, 14h07
  • Acessos: 15431

A Universidade Federal do Pará (UFPA) por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) abre inscrição para o processo seletivo do Programa Permanência (modalidades Permanência e Moradia) destinado a estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para este ano de 2018, a SAEST oferta duas modalidades de Auxílios, 1.570 Auxílios Permanência e 350 Auxílios Moradia. Do total de auxílios, 40% são destinados a candidatos novos e 60% a candidatos em renovação e assistidos com Auxílio Emergencial.

O objetivo da ação é evitar a evasão e garantir a permanência do estudante em vulnerabilidade socioeconômica, em sala de aula, para que tenha um percurso acadêmico com qualidade e conclua o curso no tempo regular. Os auxílios são voltados para discentes da instituição que cursam, prioritariamente, a primeira graduação na modalidade extensiva (regular) e não possuam condições financeiras de arcar com custeio integral ou parcial com: moradia, alimentação, transporte e material didático. A vigência dos auxílios tem validade de 12 (doze) meses.

Inscrições – As inscrições ocorrerão da seguinte forma: “Inscrição no Sistema” e “Envio de Documentos", e esses procedimentos devem ser realizados no horário e período de: 8:00 h do dia 26 de fevereiro até às 17:00 h do dia 28 de março de 2018.

Inscrição no Sistema: o discente terá que acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST) e inscrever-se no “Programa Permanência 2018 – modalidades Permanência e/ou Moradia”. Os candidatos têm a opção de solicitar somente a modalidade Permanência ou somente a modalidade Moradia ou ambas as modalidades. Em seguida, deve realizar o preenchimento completo dos Questionários Socioeconômico e Pedagógico referente ao auxílio solicitado. Para os calouros que ainda não possuem matrícula no SIGAA, há a opção de inscrever-se utilizando um número de matrícula provisório e exclusivo para uso no SIGAEST.

Envio de Documentos: Os discentes dos campi de Belém e Ananindeua devem enviar os documentos exigidos pelo edital, exclusivamente por meio do SIGAEST, em arquivo de imagem (no formato JPG e tamanho máximo de 500 Kbytes). Os discentes dos demais campi (Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí), podem enviar a documentação por meio do SIGAEST ou pessoalmente na Coordenação de Extensão do campus de origem ou Núcleo de Assistência Estudantil (NAEST), se houver. Lembrando que, no caso de o candidato encaminhar sua documentação por meio das duas opções (on-line e presencial), para efeito de análise, será considerada somente os documentos inseridos no SIGAEST.

Novidades do Permanência 2018 - Para a edição deste ano de 2018, foram incluídos critérios novos para a análise do perfil do candidato. Serão levados em consideração a renda familiar per capita (RFPC); a forma de ingresso (FI); a situação de moradia do discente (SM) e se a família possui Inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e/ou beneficiários de programas sociais (BPS). É importante ainda enfatizar, que todo os candidatos fiquem atentos à documentação exigida pelo atual edital de seleção do Programa Permanência, que também sofreu algumas mudanças.

Alerta - a SAEST incluiu novamente no Edital do Programa Permanência 2018, a modalidade Auxílio Moradia, que no ano de 2017 esteve vinculada ao Programa Casa de Estudantes Universitários (PROCEUS). Assim sendo, a SAEST alerta a todos os discentes que atualmente recebem Auxílio Moradia e se interessam em renová-lo, que devem solicita essa renovação por meio deste Edital, ou seja, do Programa Permanência 2018.

Para evitar sobrecarga no SIGAEST, a SAEST orienta que os discentes não deixem para realizar a inscrição nos últimos dias, informando que não se responsabilizará por falha de conexão da internet que impossibilite o cumprimento das etapas do processo seletivo.

Leia aqui o edital

Serviço

Programa Permanência 2018 – modalidades Permanência e/ou Moradia

Contato: (91) 3201-7346

Publicado em: 08/02/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página